Prêmio FOCO 2014
A premiação aconteceu no dia da abertura da quarta edição da ArtRio, 10 de setembro, no Armazém 2 do Píer Mauá. A escolha dos vencedores foi realizada por uma comissão composta por Bernardo Mosqueira, diretor do Prêmio; Maria Montero, curadora e gestora do Espaço Phosphorus (São Paulo); Consulelo Bassanesi e Miguel Sayad, diretores do Largo das Artes (Rio de Janeiro); e Fabiana de Moraes, curadora e gestora do Sens ́artLab (Paris).
Em comum, todos os três artistas selecionados têm trabalhos experimentais, incluindo atividades de performance e fotografia e a utilização de vídeo. Na inscrição do Prêmio, foram enviadas duas propostas – uma para a obra a ser apresentada dentro da ArtRio e outra com a pesquisa e trabalho a ser desenvolvido durante as residências. Em comum entre todos os jovens artistas está a opção por trabalhos muito processuais, com a participação de terceiros e dependente de ações externas, o que permite interações e compreensões diferentes por parte do público.
Júri / Residências
Premiados
Ricardo Càstro
Arquiteto por formação, divide seu tempo e trabalho entre as cidades de São Paulo e Nova York. Criador do movimento Abravana, base de seu trabalho, vai aprofundar sua pesquisa relacionada à elaboração dos objetos manipuláveis, elementos que instigam a ação do corpo no espaço e detonam as Ações. Abravana, na definição do próprio artista, pode significar “abre e vai”.
Renato Hofer
Natural de São Paulo, o artista é arquiteto formado pela FAU-USP. Estudou cenografia no Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho e se iniciou nas práticas de performance e instalação com a artista norueguesa Inghild Karlsen. O projeto que será desenvolvido durante a residência tem o tema P.A.R.I.S.P.H.E.R.I.Q.U.E, com a proposta de exploração do território através do caminhar por percursos que se desenvolvem ao redor do núcleo de formação da cidade de Paris, com a realização de registros em diferentes mídias.
Anna Costa e Silva
A artista nasceu no Rio de Janeiro em 1988. Mestre em Artes Visuais pela School of Visual Arts, em Nova York, e formada em Cinema pela UGF-RJ, desenvolve projetos híbridos que têm o encontro e a potência humana como principais interesses.
Em 2014 ganhou o prêmio FOCO Bradesco ArtRio, dirigido pelo curador Bernardo Mosqueira. Realizou, também, sua primeira exposição individual, Assíntotas, na Caixa Cultural, com a curadoria de Franz Manata. No mesmo ano, e expôs a instalação Autorretrato no Centro Cultural Justiça Federal e participou de duas coletivas em Nova York. Em 2013, foi contemplada com a bolsa Edward Zutrau Memorial Award for Fine Arts e em 2012 com a American Austrian Foundation Prize for Fine Arts, competindo com mestrandos de todas as universidades americanas. Foi artista residente na School of Making Thinking e na Salzburg Academy of Fine Arts.
Começou sua carreira dirigindo curtas metragens, exibidos em festivais desde 2007 em países como França, Portugal, Estados Unidos e Australia, com os quais ganhou prêmios como o Accolade Award for Excellence nos EUA e Nomination for Best Experimental Film na Bulgária, em 2009. Foi assistente de direção em 8 longas metragens, colaborando com diretores como Cacá Diegues, Jorge Durán, Arnaldo Jabor e Marcos Prado.