Com curadoria de Paulo Tavares, a exposição “Artes da Terra” apresenta, ao longo dos meses de junho a setembro de 2023, 10 artistas - também conhecidos como mestres - que são expoentes da arte popular brasileira. De norte a sul do país, com presenças importantes de diferentes regiões, interiores, cidades e vilas, esses artistas revelam ao público a rica variedade de relações com a terra, comunidade, e cultura local que a arte promove e permite.
Com curadoria de Fernanda Lopes, o Módulo 2 promove a pergunta: “O que é a arte brasileira?” Tomando como ponto de partida o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o projeto com curadoria de Fernanda Lopes apresenta nove artistas de diferentes vertentes poéticas, origens geográficas, e possibilidades de entendimento do que poderia ser entendido como essa “brasilidade”. Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Heitor dos Prazeres, Djanira Motta e Silva, Maria Martins, Flavio de Carvalho, Waldemar Cordeiro, Abdias Nascimento e Hélio Oiticica, representados cada um com uma obra-ícone de suas produções, discutiram possíveis respostas, com diferentes chaves de leituras e abordagens, sobre o “Brasil”.
Fruto de uma parceria entre a ArtSampa e a Aliansce Sonae, o ArtSampa Educação leva o projeto, que acontece entre os dias 3 de março a 20 de junho, a cinco shoppings do estado com o objetivo de democratizar o conhecimento e o acesso a arte. No formato de uma exposição interativa e gratuita, a ação tem também atividades direcionadas para crianças nos fins de semana, além de agenda de visitação escolar. A estreia será no shopping Plaza Sul, em 3 de março. Na sequência, o projeto chega aos shoppings Metrópole, Campo Limpo, Taboão e D. Pedro Campinas. O ArtSampa Educação tem curadoria da museóloga e professora de arte Libia Schenker e se desdobra em dez totens que contam os principais períodos da história da arte, do Renascimento ao Expressionismo Abstrato.
Iniciado em 2019, o Módulo 1 contou com curadoria da museóloga e professora de arte Libia Schenker e focou no período do Renascimento ao Expressionismo Abstrato. A exposição, composta por 10 totens com locução da cantora Roberta Sá, contou de forma didática sobre o movimento artístico através de imagens de obras emblemáticas de mestres como Cézanne, Picasso e Monet. O projeto teve sua itinerância interrompida por conta da pandemia, o que fez com que seguisse em 2020 online, através de lives com as curadoras Fernanda Lopes e Carollina Lauriano e um e-book, e retornasse em 2021 aos shoppings.
Receba em primeira mão tudo que acontece no mundo da Arte