Conexões / Intervenções
2022
Pensado como uma extensão do projeto que desde 2013 circula por locais de convivência do Rio de Janeiro propondo novas experiências de vivência dos espaços urbanos, o Intervenções das Artes chega agora ao seu segundo ano de ocupação dos corredores do Shopping Leblon, na Zona Sul da cidade. Organizado em parceria com o Shopping, a edição 2022 da exposição busca intervir na passagem do público, que será também espectador, e na experiência convencional de circulação do local, propondo ritmos, desvios e convidando a contemplar.
2021
ArtRio e Shopping Leblon apresentaram ao longo dos meses de julho, agosto e setembro de 2021 o projeto Intervenções das Artes, ocupação dedicada à reflexão das fronteiras entre o espaço comercial e o artístico, com obras de cinco nomes consagrados do cenário nacional: Alexandre Vogler, Antonio Bokel, Luiz Philippe, Marcelo Jácome e Marcos Duarte.
2018
O Intervenções Bradesco ArtRio chega a seu sexto ano em paralelo à Feira de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro. Em 2018, o projeto levou obras de arte contemporânea brasileira de importantes artistas para o Morro da Urca, com a curadoria de Ulisses Carrilho.
2017
Pelo quinto ano consecutivo, a ArtRio e o Bradesco promovem, em paralelo à feira, um projeto de intervenção urbana, levando a arte contemporânea brasileira para espaços públicos. Em 2017, o projeto volta ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com a curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes, curador e a curadora assistente do MAM-RJ.
2016
Em 2016, a coletiva aconteceu no Museu da República, com a curadoria de Isabel Sanson Portella. Participaram da coletiva Intervenções Bradesco Artrio 2016, os artistas: Adrianna Eu, Alessandro Sartore, André Griffo, Barrão, Carlos Bevilacqua, Enrica Bernadelli, Ernesto Neto, Janaina Mello Landini, José Bechara, Marcos Duarte, Mercedes Lachmann, Penique Productions, Raul Mourão e Zoé Gruni.
2015
Em 2015, a mostra reuniu obras de Marcone Moreira, Carolina Ponte, Daisy Xavier, Andrey Zignatto, Flavio Cerqueira, Angelo Venosa, Rosana Ricalde, Felipe Barbosa, João Loureiro, Estela Sokol, Suzana Queiroga, Chiara Banfi, Ursula Tautz, Claudia Hersz, Jozias Benedicto, Daniel Tucci, Marcos Cardoso e Marcos Duarte.
2014
Em 2014, o projeto ocupou a Praça Paris, na Glória, com uma coletiva assinada por Felipe Scovino. A ideia foi que as esculturas, em suas mais diversas estratégias, aparições e dimensões, não só refletissem a própria diversidade desse suporte, mas que estivessem em diálogo com o espaço urbano. As obras selecionadas refletiam, um arco de quatro gerações de artistas que primaram por pensar seus trabalhos além do cubo branco das galerias ou dos museus.
2013
E na primeira edição, quando o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro completou 65 anos (2013), para homenageá-lo, a ArtRio organizou uma exposição de esculturas nos jardins da instituição, reunindo diferentes galerias e artistas, com curadoria de Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre.