Andrea Rocco

Andaças por Ching-tê-chên
SILVIA CINTRA + BOX 4 >

Andrea Rocco

Andaças por Ching-tê-chên


Valor:
R$ 10 mil - 20 mil
Técnica:
Lápis de cor, colagem, guache e porcelana fria moldada e pintada sobre reproduções de gravuras do século XVIII
Ano:
2020
Tamanho:
64 × 61 × 4cm

A série made in China parte de reproduções de
aquarelas chinesas do século 18 ,retiradas do livro The Book of porcelain de W.A. Stahelin ,que relatam a manufatura , transporte e venda para exportação da jóia chinesa : a porcelana .
Essas aquarelas mostram a viagem dos mercadores chineses de Hong que precisavam ,de uma licença especial do imperador, saiam de Cantão e empreendiam uma viagem longuíssima
para encomendar aos negociantes locais de Ching -tê- Chên ,onde oitenta por cento da porcelana do período era fabricada , os pedidos que tinham sido feitos pelos mercadores europeus em Cantão ,único
lugar permitido na China a um estrangeiro circular livremente, e de onde as peças de porcelana eram despachadas para toda Europa.
Salva exceção dos missionários jesuítas que lá viviam e foram responsáveis por descrever o processo da produção e venda da porcelana ,onde os franceses esperavam ansiosos por essas descrições ,a fim de descobrir o segredo da jóia dos chineses. Em contrapartida a receita do púrpura de Cássio que é muito usado na família Rosa ( padronagem de estampa floral na porcelana) muito em voga na época teria chegado a China pela mão desses missionários.
Atrás de cada aquarela há uma breve descrição da imagem que não se sabe quem ao certo teria feito.
Mas ela muito me ajudou a entender como era o processo de fabricação da argila até a peça final.
Reorganizei as imagens não seguindo uma ordem cronológica , minha intenção não era ser fidedigna na descrição de toda a produção.
Mas os títulos por mim escolhidos dão pistas do que me interessou em cada imagem e como se fizesse assim um recorte pessoal da história que ali é contada, palavras como desmatar aparecem afim de demonstrar o bem dito provérbio: quando o dinheiro fala , tudo se cala. Já que os chineses tinham que ir cada vez mais longe desmatando suas florestas ,para ir atrás de lenha para alimentar Os fornos que queimavam as porcelanas.
Para mim era de suma importância que eu tivesse a experiência do manuseio da argila e que fossem incorporadas nessas colagens. Este exercício de amassar, alisar e por fim moldar de certa forma me aproximou desses trabalhadores e não poderia ter escolhido um melhor lugar para realizar essa série , olhando para o mar e ficar a imaginar o longo caminho que essas porcelanas percorreram para chegar ao seu destino final a Europa.

Quer falar com o expositor?

Aqui você pode escrever e entrar em contato diretamente com o expositor.

Envie um e-mail

Outras Galerias


FAQ

Precisa de ajuda? Estamos aqui para ajudar você a navegar com mais facilidade e a aproveitar melhor toda a experiência ArtRio 2020, aqui e na Marina da Glória! Consulte nosso FAQ ao lado ou entre em contato com a gente através do botão de whatsapp aqui no canto da página.

A ArtRio 2020 Online é a edição virtual da ArtRio 2020, que acontece pela primeira vez tanto aqui, no ArtRio.com, quanto, pelo quarto ano, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
Apesar da ArtRio 2020 Online e ArtRio 2020 Marina da Glória começarem na mesma data (preview no dia 14 de outubro, abertura no dia 15), cada uma delas tem uma duração diferente. A ArtRio 2020 Marina da Glória irá do dia 15 de outubro (preview, 14) até o dia 18 de outubro. Já a ArtRio 2020 Online irá do dia 15 de outubro (preview, 14) até o dia 25 de outubro.
Como entro em contato com uma galeria? Você pode entrar em contato diretamente com a galeria através das opções: entrar em contato, na página da galeria, ou através do botão de whatsapp (no canto inferior direito), disponível também na página de cada galeria. Obs 1: O botão de whatsapp é um cadastro de contato opcional e não necessariamente aparecerá em todas as páginas de galerias. Obs 2: O botão de whatsapp nas páginas que não são de obras ou galerias colocará você em contato com o Atendimento ArtRio. Será um prazer orientá-lo no que for preciso.   Como entro em contato com a ArtRio? Estamos disponíveis para contato no e-mail contato@artrio.com ou através do telefone +55 21 99589-1284.
Como descubro quais galerias estão na Marina da Glória? Na página ArtRio Marina da Glória, que pode ser acessada pelo menu superior ou clicando aqui, é possível acessar a listagem completa de galerias. Como descubro quais galerias estão na ArtRio Online? A ArtRio 2020 Online conta com a participação de galerias exclusivas da feira virtual e de todas as presentes na ArtRio 2020 Marina da Glória. Todas as galerias podem ser vistas e visitadas através da página Galerias no atalho ArtRio Online do menu superior ou clicando aqui. Para encontrar um estande que esteja exclusivamente on-line, é possível utilizar o filtro de busca Programa e selecionar a opção Online
Dispomos de um FAQ exclusivamente dedicado às dúvidas com relação à compra de ingressos. Ele pode ser acessado na página Bilheteria ou clicando aqui.   Como compro um ingresso para a Marina da Glória? A ArtRio 2020 Marina da Glória tem ingressos limitados devido ao nosso novo protocolo de segurança. O protocolo e a bilheteria podem ser encontrados na página ArtRio Marina da Glória, localizada no menu superior da página, ou clicando aqui.
A ArtRio não intermedia a compra e venda de obras. O contato deve ser feito diretamente com a galeria. Ver “Como entro em contato com uma galeria?”.
Semelhante a uma exposição em uma galeria na qual podemos deixar nosso nome e contato na entrada, disponibilizamos ao usuário a opção de registrar sua visita a um estande virtual. Ao fazê-lo, o usuário concorda que suas informações de contato serão enviadas à galeria cujo livro está “assinando”.
A ArtRio desenvolveu, com base em seus 10 anos de experiência no mercado, um e-book gratuito introdutório ao mundo do colecionismo. Lá apresentamos alguns conceitos e termos para ajudar você a começar sua coleção. Você pode encontrá-lo aqui. Em parceria com Aliansce Sonae, a ArtRio criou também um e-book gratuito de introdução à história da arte. O conteúdo, originalmente apresentado como uma exposição nos shoppings da rede Aliansce Sonae, contou com a curadoria da professora Libia Schenker. Você pode acessá-lo aqui. E para quem desejar se aprofundar no tema, a ArtRio divulga ao longo do ano em seu portal institucional as principais notícias do mundo da arte brasileira e uma seleção de palestras e cursos oferecidos por galerias e instituições de renome. As datas dos eventos e os links para acesso, cadastro ou inscrição ficam organizados em nossa Agenda Cultural.

Gostou?

Assine nossa Newsletter e receba em primeira mão tudo que acontece no mundo da Arte

Assine nossa newsletter
x Falar com a galeria