Sobre a curso

Curso - Panorama da Arte Moderna | Com Fernanda Lopes

Este curso é uma introdução à história da arte moderna.

Ao longo de cinco encontros, será traçado um amplo panorama da produção artística da primeira metade do século 20 na Europa e nos Estados Unidos. Entre inúmeras leituras possíveis, este curso adotou como ponto de partida diferentes leituras de um conceito fundamental para a arte desse período: a ideia de autonomia.

Partindo do início da fotografia e o Impressionismo, passando por movimentos como Cubismo, Futurismo, Expressionismo Alemão e Surrealismo, além de artistas como Marcel Duchamp, a autonomia será abordada através das discussões da forma, da cor, da figura e da própria definição de arte.

O curso tem caráter introdutório e é voltado para o público geral, interessado em história da arte.


Ficha técnica

O curso Panorama da Arte Moderna compreende um conjunto de 5 aulas, cada uma com aproximadamente 45 min de duração, em português. Ao final do curso é oferecido um certificado de conclusão para o total de 4 horas cursadas.




Fernanda Lopes | Crítica de arte e pesquisadora, Fernanda Lopes é doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ e professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ).

Organizou, ao lado de Aristóteles A. Predebon, do livro Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite (Tamanduá-Arte, 2016). É autora dos livros Área Experimental: Lugar, Espaço e Dimensão do Experimental na Arte Brasileira dos Anos 1970 (Bolsa de Estímulo à Produção Crítica, Minc/Funarte, 2012) e “Éramos o time do Rei” – A Experiência Rex (Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, Funarte, 2006). Entre as curadorias que vem realizando desde 2008 está a Sala Especial do Grupo Rex na 29a Bienal de São Paulo (2010).

Foi Curadora Assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2016-2020) e Curadora Associada em Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (2010-1012). Desde 2010 participa de júris de editais. Desde 2004 é colaboradora freelancer com críticas e artigos especiais em jornais, revistas e websites, brasileiros e internacionais.

Em 2017 recebeu, ao lado de Fernando Cocchiarale, o Prêmio Maria Eugênia Franco da Associação Brasileira dos Críticos de Arte 2016 pela curadoria de exposição Em Polvorosa - Um panorama das coleções MAM-Rio. É membro do Conselho Editorial da revista Concinnitas (UERJ).

Foto de Rafael Adorján


Casa ArtRio

Rio de Janeiro / RJ

Página oficial para a venda dos produtos ArtRio.

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.