SOLAR DOS ABACAXIS

SOLAR DOS ABACAXIS é uma instituição cultural dedicada à experimentação em arte e educação, fundada colaborativamente em 2015 no Rio de Janeiro. Nosso propósito é elaborar, fortalecer e irradiar formas de estar junto, que contribuem para a construção de um mundo mais justo, saudável, livre e afetuoso.

Neste preocupante momento de ascensão do conservadorismo, o Solar dos Abacaxis atualiza o sentido dos espaços de cultura e se constrói sobre os fundamentos da hospitalidade radical e da insubmissão institucional, centrando em nossas práticas a solidariedade e o cuidado com os corpos que produzem e se relacionam com a arte que apresentamos. Somos um espaço de acolhimento comprometido com uma educação libertadora e a
transformação social.

O Solar é uma instituição local situada globalmente: uma ponte de reverberações e fricções entre a cena artística carioca e a produção global mais atual e urgente de arte e conhecimento - sobretudo com agentes do sul global. Com as vantagens de sermos uma associação privada e sem fins lucrativos, miramos uma prática cada vez mais autônoma, vibrante, inventiva e sustentável, tendo como sede um prédio histórico em meio à mata atlântica.

Um dos maiores interesses do Solar é a elaboração de outros modelos para o encontro com a arte diferentes das exposições convencionais completamente pensados para nosso contexto, e cuidando de nossa comunidade de artistas e frequentadores. Entre eles, temos o MANJAR, o FuzuErê, o ÀRoda, o Baile da Aurora Sincera, etc. Desde 8 dezembro de 2015, quando fizemos a nossa primeira ação, trabalhamos com mais de 250 artistas, em mais de 40 ações e exposições. Tudo isso, sem patrocínios ou leis de incentivo, apenas contando com doações e colaborações de nossa comunidade e de nossos apoiadores.

Apoie o Solar dos Abacaxis!

O Solar dos Abacaxis é a nossa casa!
O Solar dos Abacaxis é a casa de todxs!
O Solar dos Abacaxis é a casa da liberdade! 

Endereço

Rua Cosme Velho - 857
Cosme Velho, Rio de Janeiro

Telefone

Quer falar com o expositor?

Aqui você pode escrever e entrar em contato diretamente com o expositor.

Envie um e-mail

Outras Galerias


FAQ

Precisa de ajuda? Estamos aqui para ajudar você a navegar com mais facilidade e a aproveitar melhor toda a experiência ArtRio 2020, aqui e na Marina da Glória! Consulte nosso FAQ ao lado ou entre em contato com a gente através do botão de whatsapp aqui no canto da página.

A ArtRio 2020 Online é a edição virtual da ArtRio 2020, que acontece pela primeira vez tanto aqui, no ArtRio.com, quanto, pelo quarto ano, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
Apesar da ArtRio 2020 Online e ArtRio 2020 Marina da Glória começarem na mesma data (preview no dia 14 de outubro, abertura no dia 15), cada uma delas tem uma duração diferente. A ArtRio 2020 Marina da Glória irá do dia 15 de outubro (preview, 14) até o dia 18 de outubro. Já a ArtRio 2020 Online irá do dia 15 de outubro (preview, 14) até o dia 25 de outubro.
Como entro em contato com uma galeria? Você pode entrar em contato diretamente com a galeria através das opções: entrar em contato, na página da galeria, ou através do botão de whatsapp (no canto inferior direito), disponível também na página de cada galeria. Obs 1: O botão de whatsapp é um cadastro de contato opcional e não necessariamente aparecerá em todas as páginas de galerias. Obs 2: O botão de whatsapp nas páginas que não são de obras ou galerias colocará você em contato com o Atendimento ArtRio. Será um prazer orientá-lo no que for preciso.   Como entro em contato com a ArtRio? Estamos disponíveis para contato no e-mail contato@artrio.com ou através do telefone +55 21 99589-1284.
Como descubro quais galerias estão na Marina da Glória? Na página ArtRio Marina da Glória, que pode ser acessada pelo menu superior ou clicando aqui, é possível acessar a listagem completa de galerias. Como descubro quais galerias estão na ArtRio Online? A ArtRio 2020 Online conta com a participação de galerias exclusivas da feira virtual e de todas as presentes na ArtRio 2020 Marina da Glória. Todas as galerias podem ser vistas e visitadas através da página Galerias no atalho ArtRio Online do menu superior ou clicando aqui. Para encontrar um estande que esteja exclusivamente on-line, é possível utilizar o filtro de busca Programa e selecionar a opção Online
Dispomos de um FAQ exclusivamente dedicado às dúvidas com relação à compra de ingressos. Ele pode ser acessado na página Bilheteria ou clicando aqui.   Como compro um ingresso para a Marina da Glória? A ArtRio 2020 Marina da Glória tem ingressos limitados devido ao nosso novo protocolo de segurança. O protocolo e a bilheteria podem ser encontrados na página ArtRio Marina da Glória, localizada no menu superior da página, ou clicando aqui.
A ArtRio não intermedia a compra e venda de obras. O contato deve ser feito diretamente com a galeria. Ver “Como entro em contato com uma galeria?”.
Semelhante a uma exposição em uma galeria na qual podemos deixar nosso nome e contato na entrada, disponibilizamos ao usuário a opção de registrar sua visita a um estande virtual. Ao fazê-lo, o usuário concorda que suas informações de contato serão enviadas à galeria cujo livro está “assinando”.
A ArtRio desenvolveu, com base em seus 10 anos de experiência no mercado, um e-book gratuito introdutório ao mundo do colecionismo. Lá apresentamos alguns conceitos e termos para ajudar você a começar sua coleção. Você pode encontrá-lo aqui. Em parceria com Aliansce Sonae, a ArtRio criou também um e-book gratuito de introdução à história da arte. O conteúdo, originalmente apresentado como uma exposição nos shoppings da rede Aliansce Sonae, contou com a curadoria da professora Libia Schenker. Você pode acessá-lo aqui. E para quem desejar se aprofundar no tema, a ArtRio divulga ao longo do ano em seu portal institucional as principais notícias do mundo da arte brasileira e uma seleção de palestras e cursos oferecidos por galerias e instituições de renome. As datas dos eventos e os links para acesso, cadastro ou inscrição ficam organizados em nossa Agenda Cultural.

Gostou?

Assine nossa Newsletter e receba em primeira mão tudo que acontece no mundo da Arte

Assine nossa newsletter
x Falar com a galeria