ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

ArtSampa Educação chega em São Paulo: conheça as datas

24/02/2022 - Por ArtRio

O projeto educativo da ArtRio | ArtSampa chega em São Paulo! Fruto de uma parceria entre a ArtSampa e a Aliansce Sonae, o ArtSampa Educação leva o projeto, que acontece entre os dias 3 de março a 20 de junho, a cinco shoppings do estado com o objetivo de democratizar o conhecimento e o acesso a arte.

No formato de uma exposição interativa e gratuita, a ação tem também atividades direcionadas para crianças nos fins de semana, além de agenda de visitação escolar. A estreia será no shopping Plaza Sul, em 3 de março. Na sequência, o projeto chega aos shoppings Metrópole, Campo Limpo, Taboão e D. Pedro Campinas.

O ArtSampa Educação tem curadoria da museóloga e professora de arte Libia Schenker. A mostra se desdobra em dez totens que contam os principais períodos da história da arte, do Renascimento ao Expressionismo Abstrato, reunindo nomes como Monet, Cézanne, Picasso, Matisse e Miró. São 10 totens que trazem informações sobre o movimento artístico através de imagens de obras emblemáticas de grandes artistas e uma locução é da cantora Roberta Sá. Os totens são acompanhados por monitores que organizarão atividades educativas sobre os artistas e suas obras.

Calendário completo do evento:

3 de março a 20 de março >>> Plaza Sul – Praça Leonor Kaupa, 100 – Jardim da Saúde, São Paulo

21 de março até 10 de abril >>> Shopping Metrópole – Praça Samuel Sabatini 200 – Centro, São Bernardo do Campo

17 de abril a 07 de maio >>> Shopping Campo Limpo – Estr. do Campo Limpo, 459 – Vila Prel, São Paulo

08 de maio 28 de maio >>> Shopping Taboão – Rod. Régis Bittencourt, 2643 – Jardim Helena, Taboão da Serra

31 de maio a 20 de junho >>> Shopping D Pedro Campinas – Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas

Conheça as obras e os artistas do ArtSampa Educação 2022

RAFAEL SANZIO (1484 – 1520) – RENASCIMENTO
Grande mestre da pintura do Renascimento (séculos XIV, XV, XVI), estilo que criou a perspectiva para representar o espaço profundo sobre a tela. Nasceu e morreu na Itália.

DIEGO VELÁZQUEZ (1599 – 1660) – BARROCO
Grande pintor da corte de Felipe IV da Espanha, no período Barroco (séculos XVII e meados do XVIII). Com seu estilo individual, foi um importante retratista, tendo influenciado grandes nomes da história da arte desde meados do século XIX até os principais artistas da arte moderna. Nasceu e morreu na Espanha.

ÉDOUARD MANET (1832 – 1883) – IMPRESSIONISMO
Foi o pintor que representou os costumes da sua época, o século XIX. Recebeu críticas sobre seu estilo e seus temas, que desobedeciam às regras ensinadas nas Academias de Belas Artes, com obras classificadas como realistas e impressionistas. Sua técnica de pintura inovadora influenciou as gerações que se seguiram. Nasceu e morreu na França.
 
PAUL CÉZANNE (1839 – 1906) – PÓS-IMPRESSIONISMO
Com seu estilo pós-impressionista, é o verdadeiro “pai da arte moderna”, porque abandonou o ilusionismo da perspectiva e representou o espaço sem profundidade, mostrando que a tela é uma superfície plana. Nasceu e morreu na França.

CLAUDE MONET (1840 – 1926) – IMPRESSIONISMO
O mais célebre entre os pintores do impressionismo, movimento que surgiu em 1874. Ele revolucionou com sua pintura ao ar livre e suas cores puras, captando as mudanças da luz natural, com pinceladas diretas e sem desenhos preparatórios. Nasceu e morreu na França.

HENRI MATISSE (1869 – 1954) – FAUVISMO
Inicialmente classificado como o grande nome do fauvismo (fauve = fera, selvagem), estilo marcado pelo uso furioso da cor, Matisse se tornou o grande colorista do modernismo no século XX, onde a cor, a forma, a linha e o espaço se misturam e caracterizam, com liberdade, a notável beleza da sua maneira de pintar. Nasceu e morreu na França.

KAZIMIR MALEVICH (1879 – 1935) – SUPREMATISMO
O grande mestre do suprematismo, estilo russo que criou a abstração geométrica, onde a pintura não representa a realidade e sim cria formas e cores sem nenhum compromisso com o motivo figurativo. Ele influenciou os principais artistas da arte moderna no século XX. Nasceu na Ucrânia e morreu na Rússia.

PABLO PICASSO (1881 – 1973) – CUBISMO
Sua grande contribuição para a história da arte, no século XX, foi a criação do Cubismo, com a geometrização das formas e do espaço, sob a influência de Cézanne e da arte africana. Picasso revolucionou a arte moderna e influenciou a criação da abstração. Nasceu na Espanha e morreu na Franca.

JOAN MIRÓ (1893 – 1983) – SURREALISMO
Com um estilo singular – mas classificado, durante uma certa fase, como artista do movimento surrealista -, seus traços, rabisco, asteriscos e bolinhas representam estrelas, pássaros ou mulheres, embora sem nenhum compromisso com a realidade dessas formas. Tudo é invenção ou sonho. Nasceu e morreu na Espanha.

JACKSON POLLOCK (1912 – 1956) – EXPRESSIONISMO ABSTRATO
O primeiro e mais importante artista do Expressionismo Abstrato, estilo que surgiu na América, no final dos anos 40, e revolucionou a história da pintura. Esse estilo deu um novo rumo à abstração e rompeu com a influência e o predomínio da arte europeia no século XX. Nasceu e morreu nos Estados Unidos.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.