

A arte brasileira contemporânea produzida por dez grandes artistas mulheres foi tema da 5ª edição do projeto ArtRio Educação, que ocupou o MAC Niterói, entre agosto e setembro de 2025. Com curadoria da pesquisadora carioca Fernanda Lopes, que selecionou nomes de diferentes gerações, formações e trajetórias, a mostra educativa levou painéis com reproduções de suas obras para o museu, com entrada gratuita e o apoio de arte educadores.
Centenas de estudantes de escolas públicas conheceram de perto a pesquisa de Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, da fotógrafa Claudia Andujar, Claudia Hersz, Madalena Reinbolt, Marcela Cantuária, Marina Weffort, Sonia Gomes, Tadaskia e Vania Mignone.
“Foram selecionadas obras lidam com questões como identidade, corpo, memória, território, ancestralidade, linguagem e matéria, e investigam, de maneira crítica e inventiva, as urgências do tempo presente. Em conjunto, elas chamaram a atenção do público para diferentes possibilidades de olhar, pensar e atuar no mundo ao nosso redor”, explica a curadora.