ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

ArtRio lança curso online Panorama da Arte Moderna, com a professora Fernanda Lopes

18/11/2021 - Por ArtRio

Atualização: o desconto de lançamento já foi encerrado.


Já está disponível o curso ‘Panorama da Arte Moderna’, primeiro Curso ArtRio, vendido na plataforma ArtRio.com e com desconto de lançamento para os 30 primeiros clientes. Produzido em parceria com a professora e curadora Fernanda Lopes, o curso se propõe com uma introdução didática e dinâmica à história da arte moderna que pode ser vista onde, quando e quantas vezes quiser.

Ao longo de cinco encontros, será traçado um amplo panorama da produção artística da primeira metade do século XX na Europa e nos Estados Unidos, mas sem deixar de lado seus reflexos por aqui. Nomes importantes e conhecidos – como Monet, Picasso e Duchamp – têm suas obras analisadas e colocadas lado a lado com grandes artistas nacionais, como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Nelson Leirner.

Entre as inúmeras leituras possíveis, o curso adota como ponto de partida diferentes abordagens de um conceito fundamental para a parte do período: a ideia de autonomia. Partindo do início da fotografia e o impressionismo, passando por movimentos como Cubismo, Futurismo, Expressionismo Alemão e Surrealismo, a autonomia será abordada através das discussões da forma, da cor, da figura e da própria definição de arte.

O curso é acompanhado de certificado de conclusão e bibliografia específica de cada tema e geral do curso, para auxiliar no aprofundamento do estudo.

Compre agora e assista quando quiser >>>


Professora Fernanda Lopes. Foto de Rafael Adorján

Conheça a professora Fernanda Lopes

Crítica de arte e pesquisadora, é também doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ e professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ).

Organizou, ao lado de Aristóteles A. Predebon, do livro Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite (Tamanduá-Arte , 2016). É autora dos livros Área Experimental: Lugar, Espaço e Dimensão do Experimental na Arte Brasileira dos Anos 1970 (Bolsa de Estímulo à Produção Crítica, Minc/Funarte, 2012) e “Éramos o time do Rei” – A Experiência Rex (Prêmio das Artes Plásticas Marcantonio Vilança, Funarte, 2006). Entre as curadorias que vem realizando desde 2008 está a Sala Especial do Grupo Rex na 29[ Bienal de São Paulo (2010).

Foi Curadora Assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2016-2020) e Curadora Associada em Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo (2010-2012). Desde 2010 participa de júris de editais. Desde 2004 é colaboradora freelancer com críticas e artigos especiais em jornais, revistas e websites, brasileiros e internacionais.

Em 2017 recebeu, ao lado de Fernando Cocchiarale, o Prêmio Maria Eugênia Franco da Associação Brasileira dos Críticos de Arte 2016 pela curadoria de exposição Em Polvorosa – Um panorama das coleções MAM-Rio. É membro do Conselho Editorial da Revista Concinnitas (UERJ).

Panorama da Arte Moderna
Profª Fernanda Lopes
5 aulas de 45 minutos gravadas
Podem ser assistidas quando quiser
Compre aqui >>>



Saiba mais sobre a 1ª edição da ArtSampa – Feira de Arte de São Paulo: artrio.com/artsampa

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.