ArtSampa | 16 a 20 de março de 2022 ArtSampa | 16 a 20 de março de 2022
ArtSampa | 16 e 20 de março de 2022
1ª edição da Nova Feira de Arte de São Paulo

 

Em 2022, o calendário da capital artística da América Latina vai ganhar um novo evento que já nasce com a credibilidade de mais de 11 anos de experiência, sucesso e reconhecimento. Contando com a estrutura e equipe organizadora da ArtRio, a primeira edição da ArtSampa será realizada na OCA, projeto de Oscar Niemeyer dentro do Parque Ibirapuera, em meio ao jardim de Burle Marx e aposta em projetos inovadores e originais pensados exclusivamente para a feira. Mais informações sobre programas, curadorias e galerias serão disponibilizados no menu a cima em breve!

ArtSampa é organizada pela ArtRio.




A OCA fica localizada no Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3 – Vila Mariana, São Paulo, SP

A 1ª edição da ArtSampa - A Nova Feira de Arte de São Paulo acontecerá em março de 2022 na OCA do Parque Ibirapuera


 

Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3 – Vila Mariana, São Paulo, SP

 

Entrada de carros pelo portão 3, pela Av. Pedro Álvares Cabral. Estacionamento no local.

Ponto na entrada/saída do evento.

Informações sobre acesso via ônibus e lista de linhas e pontos próximos ao local disponível no site do Parque Ibirapuera: parqueibirapuera.org/como-chegar/

As estações de metrô mais próximas são Santa Cruz, Vila Mariana e Ana Rosa.

ArtSampa | 16 e 20 de março de 2022
1ª edição da Nova Feira de Arte de São Paulo


 

Essa será a primeira edição da ArtSampa, que ocorre na OCA, o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, obra de Oscar Niemeyer com mais de 10 mil m² de espaço expositivo próximo de um dos principais acessos do Parque Ibirapuera, coração de São Paulo. Para informações sobre como chegar na OCA, clique em "COMO CHEGAR" no menu acima.

Em breve informaremos aqui os horários, link para compra de ingressos e normas de acesso.

Nosso atendimento ao público em caso de dúvidas é realizado através dos e-mails:
Contato | contato@artrio.com
Inscrições de galeria para ArtSampa | application@artsampa.com.br
O programa Conversas ArtSampa, semelhante ao Conversas ArtRio, irá convidar curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte para participar de mesas de conversas com o público, abordando temas contemporâneos sobre artes, curadoria, colecionismo e mais.

Na ArtRio 2021, as Conversas foram fruto de uma parceria com ABACT através do Projeto Latitude. Gravadas no Estúdio ArtRio, montado no evento e com vista para a Baía de Guanabara, elas foram transmitidas ao vivo no telão da Varanda ArtRio na Marina da Glória e Online no ArtRio.com, garantindo a segurança e o acesso ampliado do público. Da mesma forma, as Conversas ArtSampa serão transmitidas ao vivo online na ArtSampa Online.

Assista aqui às reprises dos eventos da ArtRio 2021.

 

PROGRAMAS ARTSAMPA 2022


A 1ª edição da ArtSampa aposta em projetos inovadores e originais pensados exclusivamente para a feira.

Levando em consideração a arquitetura da OCA, obra icônica de Oscar Niemeyer, as galerias foram convidadas a apresentarem propostas que apostassem na originalidade e diálogo com o espaço. Esses serão projetos especiais que irão compor um novo programa geral desafiador que reúne importantes galerias já estabelecidas do circuito nacional e galerias jovens, com curadoria experimental concebida exclusivamente para a feira. O processo seletivo que avaliou as propostas foi conduzido pelo Comitê de Seleção da ArtSampa, composto pelos galeristas: Antonia Bergamin (ex-Bergamin & Gomide), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena) e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4).

O MIRA, tradicional programa dedicado a video-arte, apresentará um programação de artistas emergentes e consagrados selecionados pelo curador do programa. As projeções serão realizadas diariamente na cúpula da OCA, com um espaço no mezanino dedicado ao público.

 

Programa geral


Em breve traremos a lista de galerias participantes e seus respectivos projetos.

 

MIRA


MIRA 2022 - Edição ArtSampa
Curadoria: Victor Gorgulho

Nosso tradicional programa de video-arte retorna, agora em edição paulista! O MIRA irá apresentar uma seleção de nomes consagrados e talentos emergentes da video-arte nacional selecionados pelo curador do programa. Fazendo uso das curvas de Oscar Niemeyer, o programa levará suas projeções diárias para o topo da cúpula branca da OCA, permitindo ao público ocupar o mezanino para assisti-lo.

Em breve mais informações sobre a curadoria do Victor Gorgulho.

Sobre o curador

Victor Gorgulho (Rio de Janeiro, 1991) é curador, jornalista e pesquisador. Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e mestrando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio.

Curou as exposições Vivemos na melhor cidade da América do Sul, junto com Bernardo José de Souza (Átomos, Rio de Janeiro, 2016 e Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, 2017); O terceiro mundo pede a bênção e vai dormir (Despina, Rio de Janeiro, 2017); Eu sempre sonhei com um incêndio no museu – Laura Lima & Luiz Roque no Teatro de Marionetes Carlos Werneck (Rio de Janeiro, 2018); Perdona que no te crea (Fortes D’Aloia & Gabriel, Rio de Janeiro, 2019). Co-curador, com Keyna Eleison, da exposição Escrito no Corpo, em exibição na Carpintaria,  no Rio de Janeiro, até fevereiro de 2021.

Desde 2019 é o curador do MIRA, programa de videoarte da ArtRio. Integra o corpo curatorial da Despina, centro de pesquisa e residência artística no Rio de Janeiro, sob a direção de Consuelo Bassanesi. No Cineclube do espaço, já promoveu a exibição de filmes e conversas com artistas como Cristiano Lenhardt, DISTRUKTUR e Karim Aïnouz.

Como jornalista, foi editor assistente de cultura do Jornal do Brasil (2014-2017) e hoje colabora com veículos como o El País Brasil. Co-organizador, junto da crítica e curadora Luisa Duarte, do livro No tremor do mundo – Ensaios e entrevistas à luz da pandemia (Editora Cobogó, 2020). Curador convidado Pivô Satélite 2021 #2
A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.