ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

“Postal”, de Rafael Amorim, selecionado para o MIRA 2020

04/09/2020 - Por ArtRio

No último final de semana,  29 e 30 de agosto, o instagram da ArtRio recebeu a 4ª edição da mostra MIRA no Instagram, evento online sediado nos stories da página com chamada aberta para obras em vídeo. O evento faz parte da programação digital do MIRA, programa de videoarte da feira com curadoria de Victor Gorgulho.

Como parte de seu projeto para 2020, Gorgulho vem selecionando através das chamadas nas redes sociais novas obras para integrar a feira que acontece esse ano em outubro. Na terceira edição da chamada, em julho tivemos a primeira selecionada, Vitória Cribb, com o vídeo @ ilusão. Hoje, é com muito prazer que anunciamos que dentre os quase 120 envios dos dois dias de chamada, o segundo selecionado para o MIRA 2020, é Rafael Amorim e seu vídeo Postal.

Nas palavras do artista: “Postal é um dos resultados da experiência que tive com o Programa de Formação Gratuito na Escola de Artes Visuais do Parque Lage durante 2019. Ano em que a escola conseguiu duplicar o número de bolsas e contemplar mais minorias raciais, sociais e de gênero, com mais estudantes negros, periféricos e LGBTQI+. O registro em vídeo existe como uma provocação performativa que pretendeu tensionar os limites entre a escola de artes e o ponto turístico. Invés da selfie na piscina, almoço a marmita trazida de casa. O gesto vai no sentido contrário à espetacularização da cidade e dos espaços de arte, ele existe no desejo de se propor um outro cartão postal. Quais outras imagens são criadas com o desvio, com o incômodo?”

O vídeo de Rafael, assim como os outros enviados para o evento, podem ser assistidos no destaque mais recente da página da ArtRio no Instagram.

Sobre o artista

Rafael Amorim é poeta, morador de Padre Miguel – Zona Oeste carioca – e graduado em Artes Visuais pela UFRJ. “Eu mesmo juntarei a estrela ou a pedra que de mim reste sob os meus escombros” foi sua primeira exposição individual, realizada no Centro Cultural Phábrika (2019). Atuou também como propositor do programa de residência “Terreno baldio: experiência n.2” no Centro Cultural da UFMG (2019), além de contemplado pela 4ª edição do Prêmio Rio de Literatura na categoria Novo Autor Fluminense com seu livro de estreia, “Como tratar paisagens feridas” (Editora Garamond).



Nas imagens, stills do vídeo de Rafael Amorim, Postal, cortesia da artista.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.