ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Nova edição da campanha ‘Arte, substantivo feminino’ reúne 49 artistas pela causa do aborto legal e seguro

17/11/2021 - Por ArtRio

Iniciada ontem, 16 de novembro, a segunda edição da campanha ‘Arte, substantivo feminino’ já contou com mais de 245 apoiadores e a venda de mais de 350 trabalhos. Reunindo 49 fotógrafas e artistas visuais, o projeto visa gerar recursos para a operação ‘Milhas Pela Vida das Mulheres’, que trabalha para garantir o acesso ao aborto legal e seguro.

O projeto ‘Arte, substantivo feminino’, que teve a sua primeira edição em dezembro de 2020 em parceria com o Potência Ativa, reúne artistas e colaboradores em torno de uma causa, a arte como meio de transformação da sociedade, ao mesmo tempo em que ajudam a garantir o acesso ao aborto legal e seguro para as mulheres brasileiras. Em 2020 o projeto se desdobrou numa instalação na Parede Gentil no37 da galeria A Gentil Carioca e na tiragem limitada de 10 caixas vendidas para colecionadores na ArtRio e SP-Arte. Também ganhou o edital de curadoria da instituição americana ApexART e foi exibida durante a ocupação 40 Dias de Solidariedade na Praça do Hospital Pérola Byington, em São Paulo.

“A primeira edição do ArteSF foi muito importante para levantar, além de recursos, a cortina que cobria a urgência do debate sobre a descriminalização do aborto. Nesta 2a edição, voltamos a investir na pluralidade das participantes: são artistas em diferentes estágios de carreira, pesquisa e atuação, como a jovem Marta Supernova, a muralista Priscila Barbosa e a disputada Mariana Palma. Adriana Varejão e Marta Jourdan trazem, com muita sensibilidade, obras inéditas e desenvolvidas especialmente para a ação. E também contamos com uma curadoria especial do projeto Artistas Latinas”, explica Maíra Marques, co-curadora e organizadora da ação, que consiste na venda de múltiplos pelo período de 45 dias. Todos os recursos gerados são destinados ao fomento da operação Milhas Pela Vida das Mulheres.

“Tornar acessível para muitos o trabalho de artistas mulheres, emergentes ou internacionalmente reconhecidas, por um valor único representa um pouco o que o Milhas tem como princípio: acolher e dar a oportunidade a cada uma de acessar o que deveria ser um direito de todas” continua Maíra.

Sobre a operação ‘Milhas Pela Vida das Mulheres’

O Milhas é uma entidade sem fins lucrativos que auxilia mulheres a interromperem uma gravidez indesejada dentro do Brasil, nos casos previstos na nossa legislação, ou em países vizinhos como a Argentina, Colômbia e México que têm leis mais amplas. Atuando desde 2019, a rede já garantiu a autonomia e o direito de escolha a mais de 600 mulheres, incluindo aquelas que, diante da possibilidade de interromper, decidiram livremente seguir adiante com um projeto de maternidade. “Num país onde mais de 70% das gestações ocorrem de modo não planejado e mais de 5,5 milhões de crianças não carregam o nome do pai em seus registros, a liberdade da mulher decidir faz uma grande diferença”, declara Juliana Reis, fundadora da operação que tem, como grande diferencial uma atuação exclusivamente na legalidade o que permite “colocar a boca no trombone pra tirar o aborto do armário”.

Para Adriana Varejão, a legalização do aborto em Portugal aconteceu também pela influência do trabalho de Paula Rego, artista plástica que atuou ativamente na causa e soube chamar a atenção das autoridades ao descrever a solidão e o medo no qual o aborto clandestino relegava as mulheres através da série O Aborto (1997): “Eu acho que a arte sintetiza uma maneira de falar as coisas que atinge o coração das pessoas de um modo acessível e preciso. Por isso o nosso engajamento enquanto artista é muito importante. E a arte sem engajamento perde todo o sentido, vira coisa de mercado.” Adriana Varejão

Como comprar e artistas participantes

Todas as obras são apresentadas no site da Lojinha do Milhas – www.lojinhadomilhas.com.br – entre os dias 16/11 e 31/12. Com tiragem em papel de algodão, pigmentos minerais e com certificado, vendidas pelo preço unitário de R$250,00. E quem comprar até 10/12 terá a garantia de entrega antes do Natal.

Artistas participantes: Adriana Varejão, Amanda Perobelli, Ana Branco, Ana Miguel, Ana Dalloz Analu Prestes, Angélica Dass, Bárbara Milano, Bel Pedrosa, Bruna Castanheira, Cássia Tabatini, Celina Portella, Cris Bierrenbach, Daisy Xavier, Fernanda Pinto, Francela Carrera, Gabriela Serfaty, Giovanna Langnone, Helena Cooper, Joana Stefanutto, Josefina Bietti, Julia Debasse, Juliana Notari, Laura Lydia, Laura Peretti, Liana Nigri, Lia Chaia, Livia Moura, Marcia Foletto, Maria Lynch, Maria Nepomuceno, Mariana Falcão, Mariana Guimarães, Mariana Palma, Marta Jourdan, Marta Supernova, Mercedes Lachmann, Mônica Piloni, Mônica Zarattini, Nana Moraes, Patrícia Borges, Priscila Barbosa, Rafaela Celano, Raquel Versieux, Renat Castillo, Rosane Marinho, Sophia Pinheiro, Verena Smit e Yasmim Assade.


Na imagem, obra inédita de Adriana Varejão desenvolvida para o projeto.



Saiba mais sobre a 1ª edição da ArtSampa – Feira de Arte de São Paulo: artrio.com/artsampa

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.