ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Mini Museu Naïf de Paraty, o Miman, abre as portas no dia 20 de novembro

16/11/2021 - Por ArtRio

Paraty irá ganhar um novo museu, o Miman, Mini Museu de Arte Naïf de Paraty, que abre no próximo sábado, dia 20 de novembro tendo entre seus curadores Jacqueline Finkelstein, ex-diretora do MIAN (Museu Internacional de Arte Naïf), no Cosme Velho que encerrou as atividades em 2016. A proposta do novo museu é funcionar como um espaço democrático, organizando mostras temáticas e temporárias abertas para artistas de todo o Brasil.

Uma joia localizada no Caminho do Ouro, o Mini Museu de Arte Naïf de Paraty, que foi idealizado pelo artista naïf André Cunha, nasce com a proposta de enriquecer ainda mais a cidade detentora do título de Patrimônio da Humanidade da UNESCO. O Miman se instala no mezanino da Galeria da qual André é fundador, juntamente com o sócio, Pedro Cruz Lima. A partir do dia 20 de novembro, o museu abrigará um acervo permanente formado por obras de menores formatos de 122 artistas naïfs das cinco as regiões do país, entre nomes consagrados e recém-chegados, provenientes de coleções particulares e de doações. Todas as telas passaram pela análise e filtro da equipe de curadores experientes no assunto: Jacqueline Finkelstein, museóloga e diretora do MIAN (Museu Internacional de Arte Naif do Brasil, RJ); Augusto Luitgards, doutor em Linguística Aplicada e especialista em História da Arte. Pedro Cruz Lima, publicitário, também participa da curadoria.

Proposta democrática e aproximação de artistas de todo o Brasil

Recebendo os visitantes, um vibrante painel da arte naïf brasileira reúne nomes de longa estrada apresentados lado ao lado com novos talentos, reforçando a vocação de ser um espaço democrático, com a proposta de organizar mostras temáticas e temporárias abertas para artistas de todo o Brasil.

“Pretendemos estabelecer contato direto de visitantes nacionais e estrangeiros com uma extensa gama de artistas naïfs brasileiros, estreitando os laços entre público e artistas”, afirma André Cunha, que pretende realizar projetos de formação de novos artistas locais, estabelecendo forte vínculo com a comunidade.

O Mini Museu Naïf será aberto gratuitamente ao público e às escolas da região e projetos de educação e arte estão sendo conversados com as Secretarias de Educação e de Cultura de Paraty. “A ideia é levar a arte naïf para outros locais da cidade, entrando para o calendário de eventos de Paraty”, conclui Pedro Cruz Lima.

“Este espaço dedicado à arte naïf brasileira é um convite para que o público desfrute o encantamento produzido por talentosos artífices das cores, verdadeiros guardiões da ampla diversidade cultural brasileira. É possível constatar, com emoção, que pequenos formatos podem acolher grandes expressões, com beleza, colorido e lirismo”.

Miman (Mini Museu de Arte Naïf)
Abertura: dia 20 de novembro de 2021, às 18h
Endereço: Rua do Comércio, 377 – Centro Histórico de Paraty
Visitas com agendamento
Entrada franca aos visitantes e escolas da região


Na imagem, quadro de Julia Paraty, parte integrante do acervo de 122 peças do Miman.



Saiba mais sobre a 1ª edição da ArtSampa – Feira de Arte de São Paulo: artrio.com/artsampa

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.