ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Arte para crianças: Indicações de atividades!

22/05/2020 - Por ArtRio

Ficar em casa, trabalhar de casa, cuidar de casa… o que para alguns adultos pode já parecer um pouco maçante, para as crianças – e para os pais delas – pode ser ainda mais difícil! Seguindo o velho ditado de que só a arte salva, trazemos aqui e em nossas redes sociais (@artrio_art e @feiraartrio) algumas propostas de atividades para ocupar os pequenos. Afinal, que forma melhor de aprender sobre arte do que fazendo arte?

ArtRio Kids

Nossa ideia é aliviar os pais com uma proposta super simples: Queremos conhecer, através de desenhos, o que cada um vê quando olha o exterior. E, quase como um bônus, propor uma atividade que cada pequeno possa fazer por conta própria, para quando estivermos ocupados e só pudermos supervisionar. Depois de pronto, pode mandar para gente ver ou publicar no story do Instagram marcando a @artrio_art! Mais Informações sobre a atividade aqui 🙂

Atividades FAMINHA

O FAMA, a Fábrica de Arte Marcos Amaro, traz uma programação sensível voltada às crianças em sua rede social (@famamuseu). As atividades são propostas baseadas no acervo do museu e podem às vezes bagunçar um pouco as coisas! É o caso da atividade que indicamos, inspirada na obra “Matriz Fantasma” de Beto Shwafaty, na qual descobre-se a marca deixada pelos objetos. Ela é bem simples: coloque em uma superfície as coisas que você usa no dia-a-dia como colheres ou copos; Depois despeje sobre eles café, farinha, arroz, o que você gostar; Retire os objetos e veja a marca deixada! Dá para perceber qual é qual?

Atividades do Educativo MAM Rio

O MAM RIO (@mam.rio) vem publicando em sua página no Instagram uma série de oficinas, 20 até agora, boladas pelo seu educativo para as crianças brincarem e exercitarem a criatividade. Todas vem com ilustrações, materiais necessários e instruções fáceis para os pais lerem em voz alta! São atividades lúdicas, que variam desde montar uma pescaria caseira até como fazer um desenho que se mexe!

Cartilha educativa para colorir

O artista Marcelo Cipis e a Galeria Bergamin & Gomide montaram uma cartilha ilustrada com as indicações de prevenção do covid-19 da Organização Mundial de Saúde que torna a comunicação mais lúdica e ajuda a compreensão por crianças. Ela está disponível para ser baixada na página da Galeria em duas versões, uma já colorida e outra para colorir!

Atividades Casa Museu Eva Klabin

O Programa de Educação da Casa Museu Eva Klabin tem oferecido a cada semana uma nova atividade lúdica e educativa para a criançada realizar em casa. As atividades, publicadas toda sexta-feira no Instagram do Museu (@casamuseuevaklabin) e em seu site, vem ilustradas e sempre ensinando um pouco sobre a história da arte! Adoramos a dica de atividade sobre retratos na história da arte e a atividade sobre máscaras!

Jogos on-line no site da Pinacoteca

A Pinaconteca de São Paulo tem em seu site uma lista de jogos on-line que vão desde os mais tradicionais como quebra-cabeças com obras de suas exposições até alguns mais criativos como Imagem e Som em que deve-se relacionar cada áudio a uma pintura. Os jogos estão organizados em dois grupo: Aprenda brincando e Brinque aprendendo!

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.