O primeiro Prêmio FOCO Bradesco ArtRio é fruto do reconhecimento que as feiras de arte não têm mais suas funções restritas à construção de espaços frios destinados à atuação exclusiva e violenta do mercado. Cada vez mais, esses eventos vêm se mostrando capazes de se configurar, também, como lugares de pesquisa, crítica e até mesmo educação. Nesse sentido, a ArtRio vem apostando em parcerias com outras instituições e agentes do sistema da arte contemporânea para que possam ser elaborados, por meio de interlocuções sensíveis e especializadas, projetos cada vez mais férteis e experimentais.
Esse prêmio nasce da percepção de que a realização de exposições individuais e a participação em projetos de residência podem ter importante influência sobre o desenvolvimento dos artistas: especialmente para aqueles que estão nos seus primeiros 15 anos de produção.
Nessa edição do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, convidamos artistas de todo o país para concorrerem a três premiações compostas sempre por uma residência de seis semanas e uma exposição individual. Lucas Simões foi o artista selecionado para fazer uma residência de seis semanas no Espaço Fonte, no Recife, e construir uma exposição individual no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) na capital pernambucana. Alan Fontes inaugurará a residência Baró e, em sequência, fará exposição na Baró Galeria, ambas na cidade de São Paulo. Raphael RG passará seis semanas em residência no Espaço La Ene, em Buenos Aires, para elaborar mostra individual no Museu La Ene, também na capital argentina. Os três premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente às suas pesquisas durante os períodos de residência.
Cristiana Tejo, Adriano Casanova e Santiago Villanueva, representantes das instituições citadas acima, são os fundamentais parceiros desse projeto que se somaram a mim para a formação da Comissão de Premiação que selecionou os três artistas. A ArtRio se reconhece como uma feira que deve ser capaz de combinar, em todas as suas relações, segurança, risco, experimentação e fertilidade, e o lançamento do Primeiro Prêmio FOCO Bradesco ArtRio é resultado desse encontro entre pessoas e instituições que vislumbraram a criação e desejam a regularidade de uma premiação como essa.
Bernardo Mosqueira
Diretor do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio