ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA

Vermelho recebe a 18⁠ª edição edição da Mostra de Performance Arte VERBO

30/06/2025 - Por ArtRio

Desde sua criação, a Verbo tem acompanhado e impulsionado as transformações da performance arte, apresentando trabalhos que tensionam as relações entre o público e o privado, o individual e o coletivo, o corpo e o espaço. A 18ª edição da mostra, que em 2025 acontece nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Fortaleza e São Luís, ecoa reflexões sobre errância e despertencimento e se inscreve em uma trajetória de questionamentos e experimentações que marca a trajetória da Verbo desde sua criação em 2005, pela Galeria Vermelho.

A Verbo 2025 reflete como certos corpos são sistematicamente marginalizados, descartados e tornados vulneráveis à violência e à morte. A performance arte surge, assim, como uma voz de apelo contra a lógica da descartabilidade, um modo de afirmar a vida e a dignidade em um contexto que insiste em negá-las. Corpos racializados, corpos dissidentes sexuais e de gênero, corpos com deficiência: todos irrompem na cena artística para denunciar as estruturas de poder e reivindicar seu direito à existência plena.

Com isso, a Verbo 2025 se configura como um espaço de confluência de ideias, aprofundando o compromisso histórico da mostra com a experimentação e a reflexão crítica acerca do mundo atual. As performances selecionadas narram histórias de deslocamento e desenraizamento, mas também de resistência à violência e à exclusão, ecoando as preocupações que têm atravessado a produção artística nos anos pós pandemia.

A seleção de projetos para a edição de 2025 foi realizada por um comitê curatorial formado por Marcos Gallon, diretor artístico da Verbo, Carolina Vieira, gerente artística da Pinacoteca do Ceará, e Samantha Moreira, curadora, gestora cultural e coordenadora do Chão SLZ, no Maranhão. Juntos, eles avaliaram os mais de mil projetos inscritos e definiram a programação deste ano.

Participantes:
Ariel Ferreira (Belo Horizonte, MG, Brasil)
Azizi Cypriano (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Carchíris (São Luís, MA, Brasil)
Dante Silva (Aya) (São Luís, MA, Brasil)
Edith Saldanha (Berlim, Alemanha)
Estela Lapponi (São Paulo, SP, Brasil)
FluxoMarginal (Crato, CE, Brasil)
Gabriel Cândido (São Paulo, SP, Brasil)
Gama Higai (São Paulo, SP, Brasil)
Javier Velázquez Cabrero (Guadalajara, México)
Lorre Yégo Motta (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Luciana Davila Contreras (Bogotá, Colômbia)
Lyz Vedra (Maracanaú, CE, Brasil)
Marcelo Amorim (São Paulo, SP, Brasil)
No barraco da Constância tem!, Teatro Máquina e Marrevolto (Fortaleza, CE, Brasil)
Novíssimo Edgar (São Paulo, SP, Brasil)
Pablo Monteiro & Debs Poeta (São Luís, MA, Brasil)
Padê Coletivo: 4RIANY e Noah Rojo (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Pasha Gorbachev e T.F. Cia de Dança (São Paulo, SP, Brasil)
So Cabrera López (Cidade do México, México)
Tadzio Veiga (São Paulo, SP, Brasil)
Tetta (Recife, PE, Brasil)
Thaina Iná (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Tis Aly e Marc Philipp Gabriel (Berlim, Alemanha)
trojany (Fortaleza, CE, Brasil)
Victoria Papagni & Tobibi Bienz (Zurique, Suíça)
Yan Soa (Natal, RN, Brasil)
Ziel Karapotó (Recife, PE, Brasil) e Olinda Tupinambá (Bahia, Brasil)

Confira a programação completa aqui.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.