ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Últimos dias para inscrição na Bolsa de Residência do Parque Lage

19/04/2022 - Por ArtRio

Amanhã, 20 de abril, é o último dia de inscrição para duas bolsas remuneradas destinadas ao programa de Residências na Floresta da EAV Parque Lage, programa que convida duplas formadas por artistas e críticos para realizarem um período colaborativo expandido de vivências na Floresta da Tijuca. O edital irá selecionar duas duplas, sendo que cada dupla vencedora receberá o equivalente a R$20.000,00 (vinte mil reais) para custeio de suas diárias de investigação, produção de textos, fotos e vídeos e total manutenção do projeto.

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage) promove, no ano de 2022, duas bolsas remuneradas para o programa de Residências na Floresta. Por meio de edital público aberto no dia 31 de março a instituição convida artistas e críticos para, em duplas, realizarem um período colaborativo expandido de vivências na Floresta Nacional da Tijuca. Esta é a primeira edição do programa com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Cada dupla de colaboração – um crítico de arte e um artista – que conquistar a bolsa de residência receberá o equivalente a R$20.000 (vinte mil reais) para custeio de suas diárias de investigação, produção de textos, fotos e vídeos e total manutenção do projeto.

Como provocação para o desenvolvimento de suas propostas, os artistas devem tomar um parágrafo a respeito do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, no qual ele escreve que precisamos aprender o que a floresta e a escola têm a nos ensinar. A Escola de Artes Visuais está situada no Parque Lage, que integra a Floresta Nacional da Tijuca, maior floresta urbana do mundo, no bairro Jardim Botânico. Tal pertencimento e tal sinalização tardia do movimento literário fazem com que no ano de 2022, integrando as reflexões acerca da modernidade na arte brasileira (com forte atenção para um borrar fronteiras de natureza e cultura), a EAV realize duas edições do programa de Residências na Floresta, sendo uma por semestre.

No primeiro e segundo semestres, cada dupla residente desenvolverá um projeto com desdobramentos práticos e teóricos tendo a floresta como ponto de investigação em suas dimensões estéticas, éticas, poéticas e ancestrais, bem como questões de sustentabilidade, ciência e natureza.

“A preservação das formas de vida é um tema inescapável. A realidade contemporânea nos mostra isso. Não é apenas a poesia que reside nos fatos, como cita Oswald. O incêndio na Oca Kupixawa, em 2021, a questão da demarcação das terras indígenas, o racismo ambiental e os desastres ecológicos na região serrana no Rio nos permitem abrir caminhos urgentes e pertinentes para este ano”, afirma Ulisses Carrilho, curador da instituição. “Não bastaria comemorar a modernidade ou independência”.

Propositadamente, a EAV desviará do evento histórico do Teatro Municipal de São Paulo para convidar a comunidade escolar a reler alguns dos versos de Oswald de Andrade. A intenção do programa é convidar a comunidade artística a participar de um problema urgente, que não diz respeito apenas ao currículo desta escola de arte livre, mas à lógica moderna: a problemática separação entre natureza e cultura.

“Como escola, precisamos trazer outros agentes para abrir discussões que precisam deixar de ser feitas apenas enquanto discurso. Convidar a habitar a floresta e aprender com ela é uma oportunidade de agir. Para o artista que cria, para o crítico que elabora e para a instituição, que pretende aprender com essas duplas formas mais justas de relacionar-se com a floresta”, reitera Ulisses.

As inscrições precisam ser feitas em dupla, sendo que cada pessoa candidata só pode integrar uma dupla. O edital do programa e o formulário para inscrições encontram-se publicados no site da EAV Parque Lage (LINK PARA O EDITAL) A instituição pede que os candidatos enviem: currículo atualizado, portfólio (que varia entre as categorias crítico e artista), projeto único de autoria partilhada e defesa do projeto.

O formulário de candidatura ficará disponível até às 23h59 do dia 20 de abril e a direção informa de antemão que o prazo não será prorrogado. A divulgação dos selecionados será publicada em 28 de abril, na página da EAV.

Programa de Residências na Floresta (Link do edital)
Convocatória: das 18h do dia 31 de março às 23h59 do dia 20 de abril de 2022
Publicação do resultado: 28 de abril de 2022
Período de realização das residências:
– Primeiro ciclo: maio, junho e julho de 2022
– Segundo ciclo: setembro, outubro e novembro de 2022


Na imagem: registro de Alice Loureiro da Floresta da Tijuca, local da Escola.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.