

Nesse 2020 confuso, o MIRA chega ao seu quarto ano. Não podemos dizer que ele já alcançou a maior idade, mas certamente já é uma trajetória. Iniciado em 2017, o programa, que compõe o grupo de curadorias da Feira, vem desde então convidando o público a explorar narrativas visuais de artistas consagrados e novos nomes que usam a videoarte como plataforma. Nesse seu quarto ano, com as excepcionais restrições que vivemos, o mira revelou também uma face digital, tanto no Instagram (@artrio_art) quanto no ArtRio.com.
Todos aqueles que já passaram, ao menos em um dos dias, pela Feira se lembram de disputar um lugar ou ao menos transitar curiosos entre os pavilhões parando alguns momentos para assistir ou entender o que passava no telão. Enquanto não podemos nos reunir para uma nova edição todos juntos, preparamos uma retrospectiva para lembrarmos e mantermos um arquivo do que é a história desse programa querido e pioneiro. A cada uma das próximas quintas-feiras recordaremos com mais detalhes um dos anos do projeto.
ArtRio 2017 | 1º MIRA
Em sua primeira edição a curadoria ficou a cargo de Bernardo de Souza, curador, professor e crítico de arte. O programa ajudou a estrear a nova casa da Feira, a Marina da Glória, com 4 dias de programação intensa. Como hoje já é costume, a exibição dos vídeos selecionados foi feita após o entardecer ao ar livre. O telão ficou cercado por cadeiras de praia e posicionado na entrada do segundo pavilhão que recebeu a quarta edição da IDA, a Feira de Design do Rio. A duração da programação variou a cada dia, assim como também o número de obras apresentadas.
ArtRio 2018 | Vídeo e música
Para a segunda edição do programa, em 2018 na Marina da Glória, foi mantida a bem sucedida disposição anterior. As projeções – que contaram com a curadoria de David Gryn, produtor musical e curador da seção de vídeo da Art Basel Miami – ocorreram na área externa entre os dois pavilhões. A novidade do ano foi que a programação incorporou também a música, contando com uma seleção do DJ britânico Max Reinhardt, apresentador do programa “Late Junction”, da rádio BBC, e parceiro de loga data de Gryn em projetos de arte.
ArtRio 2019 | Novos Horizontes
A edição de 2019, com curadoria de Victor Gorgulho intitulada Novos Horizontes, trouxe uma seleção de filmes realizados do início da segunda década dos anos 2000 até o momento (2011-2019). Entre os selecionados para os 5 dias de evento, de 18 a 22 de setembro, foram destaque vídeos recentes de nomes já consolidados no meio, como é o caso de RISE, 2018, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, exibido no primeiro dia de Feira; mas também trabalhos de artistas ainda jovens da cidade, como A duquesa de Mauá, 2019, do coletivo Anarca Filmes & Projeto ANTI, que abriu a programação de sexta-feira.
Para esse quarto ano de MIRA (e décimo aniversário da ArtRio!) esperamos trazer ainda mais novidades!
- MIRA ArtRio 2017
- MIRA ArtRio 2018
- MIRA ArtRio 2019