ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Solar dos Abacaxis leva homenagem à Rochelle Costi para São Paulo

21/03/2024 - Por ArtRio

A exposição “Corações à Desmedida”, que celebra a artista gaúcha Rochelle Costi (1961-2022), chega à Casa do Povo, em São Paulo, no sábado, dia 23 de março. Uma iniciativa do Solar dos Abacaxis, com sede no Rio de Janeiro, a exposição é realizada em parceria com a Casa do Povo (SP) e a Casa de Cultura Mario Quintana (RS).

“É a primeira grande ação do Solar dos Abacaxis em São Paulo”, diz a curadora Catarina Duncan. Adriano Carneiro de Mendonça, diretor executivo do Solar dos Abacaxis, acrescenta: “Há algum tempo a gente fala da vontade de promover uma programação em São Paulo, como já fizemos em outras regiões do país. Realizar isto em parceria com a Casa do Povo foi uma ocasião muito fluida, já que somos instituições bastante próximas, que trocam muito”.

“Corações à Desmedida” é uma homenagem a Rochelle Costi, que contribuiu com a formação de muitos artistas e colaborou de maneira transformadora com o Solar dos Abacaxis. Ao longo de três décadas, a artista desenvolveu continuamente um de seus trabalhos mais significativos, “Coleção de Artista” (1993-2022), onde reuniu mais de 200 objetos representando corações, trazidos de viagens, encontrados por acaso ou recebidos como presentes. Esta coleção ocupava a parede atrás de sua cama, sendo representativa de duas dimensões primordiais de sua prática: a intimidade e a afetividade.

Bernardo Mosqueira, diretor artístico do Solar dos Abacaxis e amigo de Rochelle, conta sobre a origem desta homenagem: “Alguns amigos próximos da Rochelle começaram suas próprias coleções de corações inspirados por ela. Eu fiquei sabendo da passagem de Rochelle durante meu próprio casamento e me coloquei a pensar como pode um coração sentir tantas coisas ao mesmo tempo. Pouco tempo depois, pensei que minha forma de lidar com a perda dela seria começar minha coleção de corações, mas logo entendi que o melhor que eu poderia fazer não seria uma homenagem privada e pessoal, mas, sim, criar uma oportunidade para que mais pessoas pudessem lidar juntas com essa falta em um gesto coletivo de homenagem. Eu apresentei a ideia para a equipe do Solar e depois para as instituições parceiras, e todo mundo abraçou a ideia. É muito emocionante ver quantas pessoas foram tocadas e carregam consigo o amor pela Rochelle. Estamos todos muito contentes por poder realizar essa exposição agora na cidade que ela escolheu viver grande parte da sua vida e logo mais também no seu Estado de origem”.

No marco de um ano de sua passagem, o Solar dos Abacaxis organizou esta exposição como um ritual coletivo de luto e celebração, convidando artistas a criarem corações em homenagem a Rochelle Costi. Ao todo, são mais de 300 corações enviados de todas as regiões do país, incluindo peças de Rosângela Rennó, João Modé, Marcius Galan, Diambe, Orlando Maneschy e Paula Trope.

“Esses corações foram recebidos por chamada aberta”, diz o diretor executivo do Solar dos Abacaxis Adriano Carneiro de Mendonça. “É uma iniciativa institucional da curadoria do Solar que muito nos alegra. Todos os corações enviados participam da exposição. Ao mesmo tempo em que você tem o coração da Lucia Koch, tem um trabalho feito por uma criança, outro de um jovem artista que é vizinho da sede do Solar. Por ser uma homenagem aberta a qualquer artista que quisesse participar, essa mostra acaba por ressoar muito da prática insubordinada do Solar, que questiona todas as barreiras excludentes dos sistemas das artes, incluindo as divisões arbitrárias entre alta e baixa arte, bom e mau gosto, boa ou má qualidade etc. Desenvolvemos nessa exposição, como em nosso programa em geral, uma relação mais afeto e proximidade da instituição com a suas comunidades.”

“Corações à Desmedida é uma exposição de curta duração que termina com um grande acontecimento, um happening, um momento para encontro coletivo no dia 6 de abril”, diz o diretor executivo do Solar dos Abacaxis Adriano Carneiro de Mendonça. No dia 6, a mostra é encerrada com uma oficina de fotografia de Lucia Koch, a performance comissionada Mil Voltas e Voltas que Dei, de Rafael RG, uma visita guiada e uma celebração em homenagem a Rochelle Costi, com discotecagem e festa.

A exposição foi montada no térreo da Casa do Povo (Rua Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo), o espaço com maior fluxo de pessoas, justamente para envolver as comunidades que o frequentam. Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 19h, até o dia 6 de abril. Entrada gratuita.

Depois de São Paulo, Corações à Desmedida vai ao Rio Grande do Sul ainda no primeiro semestre para a Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.