ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Solar dos Abacaxis faz homenagem a Rochelle Costi

17/11/2023 - Por ArtRio

Um ano após a perda repentina de Rochelle Costi, a coletiva “Corações à Desmedida” abre no dia 18 de novembro reunindo corações enviados por 400 artistas de todo o país, como Rosângela Rennó, João Modé. A exposição é uma homenagem à artista gaúcha, nome fundamental da arte contemporânea que contribuiu com a formação de muitos artistas e colaborou de maneira muito transformadora com o Solar dos Abacaxis.

Ao longo de três décadas, Rochelle Costi desenvolveu continuamente um de seus trabalhos mais significativos, Coleção de Artista (1993-2022). Ela reuniu gradativamente mais de 200 objetos representando corações, trazidos de viagens, encontrados por acaso ou recebidos como presentes. Esta coleção ocupava a parede atrás de sua cama, sendo representativa de duas dimensões primordiais de sua prática: a intimidade e a afetividade.

Para ritualizar o marco de um ano de sua passagem, ciclo importante para várias culturas, o Solar dos Abacaxis organiza essa exposição que é também uma cerimônia coletiva de luto e celebração, convidando artistas a criarem corações em homenagem à artista.

“Pelo menos desde o século 5 AEC, diferentes culturas ao redor do mundo vêm experimentando formas de imaginar, representar e dar sentido às imagens do coração”, diz Bernardo Mosqueira, diretor artístico do Solar dos Abacaxis e do Prêmio FOCO ArtRio. Mosqueira comenta ainda sobre o sucesso da iniciativa: “Vieram corações do Brasil inteiro. Muitas pessoas vieram até a instituição dizendo: ‘Vim trazer o meu coração para a Rochelle’, o que emocionou muito a nossa equipe”.

“Somos ensinados a reconhecer e reproduzir imagens de corações desde muito cedo. Em 2014, o emoji de coração foi considerado a ‘palavra do ano’ pelo Global Language Monitor. Para muitos, o coração é um símbolo da vida em si, ou das emoções individuais, ou, ao contrário, como aquilo que simboliza os afetos extraordinários gerados por encontros. Ao nomear sua obra Coleção de Artista, Rochelle nos oferece a pergunta ‘o que colecionam os artistas ao longo de suas vidas?’, e a resposta está nesse conjunto de corações.”

Uma realização do Solar dos Abacaxis, a exposição tem parceria com a Casa do Povo (SP) e a Casa de Cultura Mário Quintana (RS), que receberão a mostra antes de os corações serem doados para o instituto que será responsável por cuidar do acervo e da memória de Rochelle Costi.

O Solar dos Abacaxis fica no Mercado Central (Rua do Senado, 48 – Centro), Rio de Janeiro. Visitação: quarta a sábado, das 10h às 18h; nos dias 18/11 e 9/12, das 14h às 22h. Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.