ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Seleção de livros disponíveis no site da Portas Vilaseca Galeria

28/05/2020 - Por ArtRio

Toda sexta-feira, desde o dia 17/4, a Portas Vilaseca Galeria vem disponibilizando um novo título de um artista que representam. São catálogos e livretos de exposições que circulam em formato físico mas que a Galeria vem disponibilizando em PDF e oferecendo acesso gratuito em seu site para que sejam baixados. Organizamos aqui para vocês os títulos lançados até o momento!

Sorria, de Solange Escosteguy 

O primeiro a ser disponibilizado no site foi o PDF de “Sorria”, de Solange Escosteguy, em edição bilíngue, publicado a partir da sua exposição individual realizada na galeria em 2019 com curadoria de Raphael Fonseca. Solange é uma das representantes do movimento conhecido como “Nova Objetividade Brasileira”, cujo manifesto assinou em 1967, e pesquisa questões relacionadas à geometria, à forma, à cor e ao texto.

Práticas de Arquivo Morto – Notasde Íris Helena

No dia 24 de abril, coincidindo com a exibição do vídeo “Casa Pré-Fabricada” da Iris Helena no ArtRio.com, a Portas Vilaseca disponibilizou o catálogo, também bilíngue, de sua exposição Práticas de Arquivo Morto. Realizada marcando seus dez anos de trajetória, a exposição, com curadoria de Agnaldo Farias, ocorreu entre o final do ano passado e janeiro desse ano na Caixa Cultural de São Paulo. O catálogo conta, além do texto do curador, com ensaios críticos de Raphael Fonseca e Karina Dias.

Autoclave, de Gabriel Secchin

Outro título disponibilizado, esse no dia 1º de maio, foi o exemplar bilíngue do livreto Autoclave, produzido para a ocasião da exposição de mesmo nome do artista na Galeria, em 2019. O material, como explica em sua introdução, reflete o diálogo entre Secchin e Victor Mattina, interlocutor que colaborou na elaboração textual e conceitual do projeto.

Correio Eletrônico: 2014-2016, de Jorge Soledar

Correio Eletrônico: 2014-2016 – Jorge Soledar em diálogo com Olivia Ardui, disponibilizado na semana seguinte, foi construído a partir de uma seleção de e-mails trocados entre o artista e a curadora, Olivia Ardui, sobre sua exposição Macabéia, montada em 2016 na Galeria.

Prometeu Acorrentado :: Isqueiro Cachorro, de Claudia Hersz

Publicado originalmente na Revista Concinnitas do Instituto de Artes da UERJ (periódico bem qualificado na área artes e que recomendamos para aqueles interessados), esse livro de artista é um ensaio poético, produzido a convite de Alexandre Sá. Construído a partir de uma ação na internet promovida entre 2009 e 2012, a publicação conta com fotos, textos e prints de interações em redes sociais.

Le Petit Musée, de Ismael Monticelli

Semana passada, dia 22 de maio, a Portas Vilaseca disponibilizou o catálogo da exposição Le Petit Musée, do artista Ismael Monticelli, com curadoria de Raphael Fonseca, que ocupou a primeira sede da galeria, no Leblon, em 2016. Organizado em 3 salas como se fossem capítulos, a publicação traz suas plantas, registros e textos que marcam a evolução de um mesmo espaço, inicialmente ocupado como sala 1, e então 2 e 3, sucessivamente.

A Quinta Rendade Pedro Victor Brandão

Essa sexta, a última obra a adentrar a coleção foi “A Quinta Renda”, de 2016, elaborada a partir do projeto  “Lastro Centroamérica”, de 2015. O projeto, residência na Cidade do Panamá da qual o artista participou ao lado da curadora Beatriz Lemos, ocorreu algumas semanas antes da Cúpula da Américas e no ano anterior ao dos Panama Papers.

_

Na imagem: Registro da galeria do livreto Autoclave em sua versão física.

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.