

No dia 1º de fevereiro, sábado, o galerista Marcelo Pallotta, da Galeria MaPa, o jornalista e editor Fernando Costa Netto e o produtor cultural Chico Lowndes inauguram um novo espaço na cidade, a MaPa FOTO, dedicado exclusivamente à fotografia vintage.
Com o foco na fotografia analógica de época, que cobre o período de 100 anos, entre 1880 a 1980, a galeria trabalhará apenas com cópias únicas e raras, garimpadas em acervos particulares e coleções internacionais. Além de apresentar obras de importantes artistas, a galeria também irá mergulhar nos acervos de jornais e revistas dessa época.
Com poucos espaços dedicados à imagem na cidade, a iniciativa é inspiradora e bem-vinda para um público interessado neste recorte. “A MaPa FOTO é um espaço para colecionadores específicos de arte, não de fotografia massificada pelas tecnologias”, afirma Pallotta.
“Cada foto é uma cápsula do tempo, nos traz uma visão sobre o passado, uma forma charmosa de conectar as gerações presentes com artistas e narrativas que nos precederam”, conclui Costa Netto.
INAUGURAÇÃO
“Pares Ímpares” é o título da coletiva inaugural, com parte do acervo da nova galeria. Entre os artistas reunidos estão fotógrafos como Mario Baldi, austríaco que viveu no Brasil entre os anos 1921 e 1937, época em que documentou os povos indígenas brasileiros; Helmut Newton, fotógrafo alemão, grande referência na fotografia de moda; os brasileiros Otto Stupakoff, Alicia Rossi e Alair Gomes; o surrealista Francisco Aszmann, húngaro naturalizado brasileiro; registros inéditos de Pelé.
Em um tempo em que as imagens digitais dominam nossas vidas, a pesquisa em torno da fotografia de época oferece uma sensação perene, de autenticidade e de memória. Não são apenas documentos históricos, mas sim obras de arte que falam por si, com sua estética única e que atravessam o tempo e o espaço.
A MaPa FOTO fica na Av. Heitor Penteado, 220, loja 11 – São Paulo. Funcionamento até 14 de março, de segunda a domingo, das 13h às 18h, Sábado sob agendamento.