ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Registros históricos da cultura brasileira de Pedro de Mello Moraes

13/09/2019 - Por ArtRio

Como parte do CIGA – Circuito Integrado de Galerias de Arte da ArtRio 2019, a Galeria da Gávea inaugura a individual “PIC-NIC NO FRONT”, de Pedro de Mello Moraes (Rio de Janeiro, 1942).

Fotógrafo autodidata, ele começou sua carreira como fotógrafo da revista Manchete, em 1957. A partir dos anos sessenta, consagra-se também ao cinema, tendo dirigido o filme “O homem e a
profissão”, em 1965, e trabalhado como diretor de fotografia para grandes cineastas como Joaquim Pedro de Andrade (Guerra Conjugal, 1975 e Aleijadinho, 1978), Glauber Rocha (Idade da Terra, 1979), Antonio Carlos Fontoura (Wanda Pimentel, 1973 e Arquitetura de morar, 1974) e Gustavo Dahl (Em busca do ouro, 1965).

Realiza em parceria com seu pai, o poeta Vinícius de Moraes, o livro O Mergulhador (1982), com o poeta Cacaso Mar Mineiro(1982) e com o historiador Daniel Aarão Reis 68 – A Paixão de uma utopia (1988), publicando ainda um interessante livro com seu trabalho de expressão pessoal: Vi-vendo (1976).

A exposição, que resume perto de seis décadas de trabalho, indica em seu título que embora estejamos numa luta permanente, deve haver um momento para relaxarmos: o Pic-Nic no Front. É o momento em que o receptor dessas imagens deve colocar seu olhar no exercício de um pensamento sobre o que está vendo, são conjunto de retratos, de raros flagrantes, distribuídos em diferentes momentos, mas quando os observamos com cuidado descobrimos que o fotógrafo recobre com especial ternura os mais humildes.

“Essas fotos, todas de originais analógicos, pertencem de certa forma a uma época que já se foi e, paradoxalmente, são contemporâneas. Essa ambivalência é ditada, de um lado pela técnica analógica que participa de modo ativo do trabalho, de outro, porque sublinha o mundo desigual ainda muito presente no mundo e no país em que vivemos. (…) Muitas dessas obras pertencem à história da fotografia no Brasil. Várias, nós já a conhecíamos, mas, acredito, nunca foram mostradas num conjunto tão expressivo das diversas direções do olhar desse grande artista”, explica o curador Paulo Sergio Duarte.

A Galeria da Gávea fica na Rua Marquês de São Vicente, 432 – Gávea. Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.