Projeto Portinari lança ação educativa para aproximar estudantes da obra do artista


Para democratizar o legado artístico, ético e humano do artista moderno Candido Portinari, o Projeto Portinari lança o programa “Portinari de Portas Abertas”, uma nova ação educativa que visa aproximar estudantes cariocas da obra e do pensamento do artista.
A iniciativa convida turmas do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas, associações culturais e instituições educacionais a participarem de visitas à sede do Projeto, promovendo rodas de conversa onde serão abordados temas sobre arte, identidade, cultura brasileira, infância e sociedade, sempre a partir das obras de Portinari.
Os encontros começarão em maio, e receberão grupos de no máximo dez alunos. As instituições participantes ficarão à cargo dos custos relativos ao transporte e à alimentação dos estudantes.
Com essa ação, o Projeto Portinari reafirma seu compromisso com a educação e a inclusão, defendendo a arte como instrumento de transformação social e componente essencial de uma formação mais humana e empática.
As inscrições podem ser feitas através do formulário:
Sobre o Projeto Portinari
Fundado dentro da área científica da PUC- Rio, o Projeto Portinari tem como objetivo, além do resgate abrangente e minucioso da vida e obra de Candido Portinari, gravar a obra do artista na busca de nossa identidade cultural e na consolidação da memória nacional. Não menos importante, o Projeto visa mobilizar a grande mensagem pictórica, ética e humanista de Portinari na promoção de valores mais atuais do que nunca, como a não violência, a justiça social, a fraternidade entre os povos e o respeito à dignidade da vida. O projeto tem, ainda, uma ampla e importante contribuição sociocultural, buscando uma melhor compreensão do processo histórico-cultural brasileiro.
Através de um intenso trabalho de pesquisa, organização e digitalização de imagens, o projeto já catalogou: mais de 5.300 pinturas, desenhos e gravuras; mais de 25 mil documentos sobre sua obra e vida; mais de 6 mil cartas, além de fotografias, filmes, recortes; mais de 10 mil publicações; mais de 70 depoimentos, totalizando 130 horas gravadas de artistas, intelectuais e personalidades de seu tempo. Também realizou pesquisa de autenticidade das obras (Projeto Pincelada), além da publicação do Catálogo Raisonné “Candido Portinari – Obra Completa”, primeira publicação dessa natureza na América Latina.