ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA

Prêmio FOCO: entrevista com Desali

30/10/2024 - Por ArtRio

Desali (1983, Belo Horizonte / MG) foi um dos cinco selecionados na nona edição do Prêmio FOCO ArtRio, junto com Carchíris, Cris Peres, Patfudyda e Xadalu Tupã Jekupé. Representado pela Galeria Athena, o artista trabalha com múltiplas linguagens, incluindo grafite, fotografia, vídeo e intervenção urbana, promovendo o contato entre a margem e o centro, questionando as instituições artísticas tradicionais e seu colonialismo, contaminando esses espaços com as ruas.

“Eu sou da periferia de Contagem. Passei minha infância no bairro Nacional. Lá eu comecei a desenvolver meu trabalho com desenho, com quadrinhos. Eu vendia muitos fanzines na rua, fazia pichação, fazia grafite. E aí eu fui aprofundando essas questões quando eu entrei no curso de Artes Plásticas da Universidade do Estado de Minas Gerais, que é a Escola Guignard. Eu então conheci esse mundo da arte a partir dos professores, que me influenciaram bastante na época”, conta. Formado em pintura e fotografia, mas tendo o desenho como gesto inicial, Desali expandiu sua pesquisa artística para outros suportes como vídeo e instalação, em uma investigação contínua.

Durante a ArtRio 2024, no estande do Prêmio FOCO, o artista apresentou obras de uma série que traz um recorte do seu bairro, a partir de uma ideia de um sertão periférico. “Eu vou registrando como um diário cotidiano a minha vida, meus familiares, meus amigos e vou entrelaçando com questões atuais que vão permeando o local”.

Como premiação do FOCO, o artista vai participar de uma residência artística em 2025 no Solar dos Abacaxis. “Estou muito feliz porque tive poucas oportunidades de fazer residências no Rio de Janeiro. Já participei de residências e faz parte do meu trabalho essa questão de estar em outros lugares. Conhecer, caminhar, viver essas histórias e colocar nas minhas obras. Então vai ser uma oportunidade de aprofundar esta pesquisa”.

Entre as exposições individuais de Desali, destacam-se: “Pele Fera” (Galeria Athena, Rio de Janeiro, 2020); “Vulgo. Lembra-se da grande mesa na sala de jantar” (Palácio das Artes, Belo Horizonte, 2017); “Alicerce” (Galeria Arte Sesiminas, Belo Horizonte, 2013). O artista participou também de diversas mostras coletivas, entre as quais: 36º Panorama da Arte Brasileira (2019): Sertão (Museu de Arte Moderna, São Paulo); WRO 2017 Biennale: Draft Systems (Warsaw, Polônia, 2017); “Sangue de Bairro” (Centro Cultural de São Paulo – São Paulo, 2017); Mostra Curto Circuito (SESC Palladium – Belo Horizonte, 2016); 32ª Salão Arte Pará (Belém, Brasil, 2013), entre outras.

Em 2020, foi contemplado para o programa #IMSquarentena (Instituto Moreira Salles – São Paulo) e para as residências Bolsa Pampulha do Museu de Arte da Pampulha (2018/19 – Belo Horizonte), SILO – Arte e Latitude Rural (2019 – Resende); AGORA – International Action Art, (2016 – Bela Crkva, Sérvia). Possui obras nas coleções públicas do Centro Cultural de São Paulo (São Paulo, Brasil) e no Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, Brasil).

ArtRio Marketplace


Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.