ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA

Prêmio FOCO: entrevista com Carchíris

27/11/2024 - Por ArtRio

Vencedor do Prêmio FOCO ArtRio 2024, ao lado de Cris Peres, Desali, Patfudyda e Xadalu Tupã Jekupé, Carchíris nasceu em 2003 em São Luís, Maranhão, onde vive e trabalha. Em sua pesquisa, o artista busca caminhos que se entrelaçam entre temáticas como arquitetura, natureza e afeto, a conexão entre o mundo interior e exterior, guiando-se assim pelas memórias, vidas e ensinos que a auxiliam na construção constante do seu próprio eu. Seus principais suportes são pinturas, desenhos, esculturas e instalações.

O artista, que é graduando em Artes Visuais pela UFMA (2021-2025) e formado em Arquitetura e Urbanismo pela UNDB (2021-2026), conta que começou a se interessar por arte e arquitetura dentro de casa, quando ainda criança começou a fazer casas de boneca com papel e do giz de cera.

“Esses dois elementos me deram suporte também no período da pandemia, para não enlouquecer. Tentei, através da arte, me salvar. Neste período também me reencontrei com a pintura à óleo sobre lonas construtivas que foram guardadas dentro do quintal do meu avô, que são resquícios de várias construções que a nossa casa foi recebendo ao longo dos anos”, conta.

E neste mesmo período, Carchíris começou a observar o mangue, que rodeia toda a ilha de São Luís. “Eu me apoio neste bioma, que é super poderoso, na tentativa também de dar uma voz para este ecossistema que é vital para nossa vida, que é um pulmão. A gente é agraciado lá no Maranhão com a vida que nos rodeia. E aí, eu não apenas tento dar visibilidade a esta localidade e a sua importância, mas no mergulhar dessa pesquisa, eu acabo identificando várias sensações e movimentos que me auxiliam a contar a minha própria história e da minha família”.

O artista trouxe para o estande do Prêmio FOCO, durante a ArtRio 2024, trabalhos que reverberam esta investigação: uma pintura e duas esculturas que fizeram parte de sua primeira exposição “Deus abençoe o nosso amor – God Bless Our Love”, na Lima Galeria, em São Luís, no Maranhão. 

“Eu perguntei para a minha mãe o que ela estava ouvindo com meu pai em uma fotografia dos dois juntos. Ela respondeu que estavam ouvindo um reggae, que é justamente esse estilo musical que carrega o título traduzido da minha individual. Então, é basicamente isso. Vou tentando contar a história, falar da minha autobiografia através também de todas essas linguagens, da pintura, da escultura, do desenho”. 

Carchíris já participou de residências artísticas como a 1ª Oficina Solar, 2023 (Solar dos Abacaxis) e o 1º Lab.SUAV, 2023 (Chão SLZ e Galeria Asfalto). Como parte do Prêmio FOCO, o artista participa de um residência no Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes. “Quando me inscrevi no FOCO, eu não me direcionei para uma residência específica. A única coisa que falei é que queria viajar e viver um momento para estar compartilhando o que eu estou trazendo dentro de casa e, ao mesmo tempo, absorver o que esse espaço e essas pessoas tão carregando ali, o que elas têm pra me oferecer. E estou muito contente de estar indo pro Sertão Negro. Me sentindo super abençoado, super agraciado pelo universo, pela vida”, completa.

ArtRio Marketplace


Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.