ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Plataforma Comadre lança segunda edição do Projeto Multiplicar o Cuidado

11/04/2024 - Por ArtRio

A plataforma independente de arte Comadre lançará a segunda edição do projeto Multiplicar no próximo dia 15 de abril. Com o propósito de arrecadar fundos para organizações não governamentais e debater temas de extrema relevância, a iniciativa começa com a venda de múltiplos de arte doados por artistas visuais.

“O Multiplicar é um projeto anual que desenvolvemos para arrecadar fundos para ações sociais urgentes”, explica Gabriela Davies, co-fundadora da Comadre. “Além de incentivar novos colecionadores pelo valor das obras, trazemos novos diálogos para o mercado de arte, promovendo acessibilidade financeira, social e educativa.”

Para este ano, a Comadre convidou 12 colaboradores, incluindo curadores, artistas e instituições, que contribuíram para a seleção dos artistas participantes, entre eles Anna Costa e Silva, Mônica Ventura e Rose Afefé, vencedoras do Prêmio FOCO ArtRio. No total, 50 artistas de diversas origens e trajetórias estão participando. As obras serão impressas em fine art, todas com tamanho de até 20x30cm.

Entre os artistas participantes estão . O projeto é realizado em parceria com duas ONGs, o ComVivência e a Associação Fênix, que oferecem apoio psicológico a crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso.”A violência contra crianças e adolescentes é uma realidade preocupante no Brasil. A cada 15 minutos, uma criança sofre violência sexual em nosso país. O apoio psicológico é crucial para ajudá-las a restaurar sua autoestima, autonomia e preservar sua infância após o trauma”, explica Erica Tucherman, integrante do ComVivência. Apesar da tiragem ilimitada, todas as obras serão numeradas e acompanhadas de certificado de autenticidade assinado pelo projeto.

A Comadre pretende fomentar o debate em relação ao direito de continuidade do artista. “Tendo visto o sucesso do projeto no ano passado, e percebendo que as obras continuaram em circulação após o encerramento das nossas vendas, resolvemos inserir enfaticamente a lei do direito de continuidade na nossa comercialização”, afirma Maíra Marques, também idealizadora da plataforma. Ela reforça: “Esse é um projeto com propósito de doação de recursos, tempo e dedicação, e todos os envolvidos se movimentam e trabalham nesse sentido. Por isso, na hora da revenda da obra, acreditamos que ela deve valorizar aqueles que fizeram o projeto acontecer”.

A partir desse pensamento, a Comadre optou por incentivar e implementar um termo de revenda com a reversão de 50% (cinquenta) do valor do lucro para a artista, que já doou seu valor para as ONGs no primeiro momento.”As vendas serão realizadas online, pelo período de um mês, através dos sites www.comadre.art e www.comadreinternational.art (para vendas na Europa e América do Norte), com tiragem aberta e preço de R$275,00 (ou 90 euros para o público internacional) por cada múltiplo.

“A nossa missão com a internacionalização das vendas é disseminar a arte para alcançar um nível global de atuação perante causas tão alarmantes em nosso país”, contribui Maria Espírito Santo, coordenadora internacional do projeto. Uma ótima oportunidade para adquirir uma obra de arte ou iniciar uma coleção e, concomitantemente, se tornar mais um multiplicador da causa ajudando crianças e adolescentes.

Artistas Participantes:
A TRANSÄLIEN,, Alessandro Fracta, Ana Cláudia Almeida, Ana Paganini, Ana Sabiá,
Andre Arruda, Anna Bella Geiger, Anna Costa e Silva, Arorá, Azizi Cypriano, Bea Machado,
Bia Serranoni, Cabelo, Cacá Hermeto, Catarina Leitão, Claudia Tavares, Felippe Moraes,
Ian Cheibub, Isadora Soares Belletti, Janaína Vieira, Júlia Gonçalves, Juliana Notari, Keila
Sankofa, Laís Amaral, Lua Kixelô Cavalcante, Marcos Chaves, Maré de Matos, Maria
Macêdo, Mariana Maia, Marilyn Boror Bor, Mônica Ventura, No Martins, Paula Guimarães,
Pedro Carneiro, Silvana Mendes, Thais Iroko, Renata Leoa, Rita GT, Roberta Holiday,,
Rose Afefé, Shinji Nagabe, Silia Moan, Sitah, Sophia Pinheiro, Tadáskía, Tau Luna and
Luizá Fagá, Thales Leite, Thix, Traplev, Zé Tepedino.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.