No segundo dia de ArtRio, 26 de setembro, o Pérez Art Museum Miami comprou quatro obras de artistas brasileiros para seu acervo. Jennifer Inacio, curadora associada do conceituado museu norte-americano, e um grupo de patronos e colecionadores ligados à instituição selecionaram obras de Bruno Lyfe (Galeria Anita Schwartz), Liene Bosquê (Janaina Torres Galeria), Dani Cavalier (Galeria Galatea) e Alberto Pitta (Nara Roesler).
“A aquisição dessas obras é significativa para a coleção do Pérez Art Museum Miami, pois fortalece o compromisso do museu em apresentar vozes diversas que refletem as narrativas culturais, sociais e históricas da América Latina”, diz a curadora. “Cada artista traz uma perspectiva e abordagem únicas, abordando temas de identidade, herança e espaço, enriquecendo os diálogos que o PAMM busca promover por meio de suas exposições e coleções”.
O Pérez Art Museum Miami (PAMM), liderado pelo Diretor Franklin Sirmans, promove a expressão artística e o intercâmbio de ideias, promovendo o conhecimento público e a apreciação da arte, da arquitetura e do design, e reflectindo a comunidade diversificada da sua localização geográfica central no cruzamento das Américas. A instituição do sul da Flórida, com 40 anos de existência, anteriormente conhecida como Museu de Arte de Miami (MAM), inaugurou um novo edifício, concebido pelos arquitectos Herzog & de Meuron, a 4 de dezembro de 2013, no Maurice A. Ferré Park, na baixa de Miami. A instalação é um modelo de última geração para o design sustentável de museus e programação progressiva e apresenta 200.000 pés quadrados de espaço de programa interior e exterior com galerias flexíveis; varandas exteriores sombreadas; um restaurante e bar à beira-mar; uma loja de museu; e um centro de educação com uma biblioteca, laboratório de média e espaços de sala de aula.