ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Parque Lage tem programação de outubro voltada às crianças

11/10/2021 - Por ArtRio

Com uma programação de oficinas ao ar livre e gratuitas previstas de amanhã, Dia das Crianças, até o final do mês, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage pretende dedicar o período para desenvolver a relação entre arte, natureza e cultura digital em crianças de todas as idades. Intituladas de Jornadas de Outubro, o roteiro de atividades, que se propõe lúdico e desvinculados de uma lógica utilitária, inclui ainda caça ao tesouro na floresta, oficinas com barro, realidade aumentada, ocupação na área verde e nos entornos do Palacete e divulgação de vídeos no canal do YouTube da EAV.

Desde 2016, outubro é o mês que a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) elegeu para repensar o mundo sob a perspectiva daqueles que carregam o arrojo das mudanças. Enquanto o Dia da Criança é festejado no Brasil pontualmente, as Jornadas de Outubro estendem a comemoração em formato online e presencial até o último dia do mês. Voltada para crianças de todas as idades, a programação gratuita reúne aqueles que a sociedade chama de “menores” e propõe atividades consideradas menos importantes dentro de um sistema de trabalho autoritário e capitalista. Todas as atividades presenciais acontecem ao ar livre, com inscrições prévias e vagas limitadas.

No ano de 2021, as atividades buscam construir pontes entre arte, natureza e cultura digital por meio dos gestos de “coletar”, “imaginar” e “compartilhar”. Para isso, a Escola convidou a artista carioca Äline Besourö a apresentar um recorte da sua pesquisa desenvolvida a partir das palavras “SEM MEDO”. A partir do universo mitológico latino e afrodiaspórico, em fusão com os saberes da yoga, Äline Besourö dará origem a seres imaginários e reais, visíveis e invisíveis. O trabalho da artista estará presente no Parque Lage na forma de uma intervenção em larga escala, na qual poderemos perceber a energia de criação radical que as crianças possuem – mesmo quando adultas. A proposta faz eco ao trabalho que originou o Parquinho Lage: “o nome do medo”, desenvolvido pela artista mineira Rivane Neuenschwander, com curadoria de Lisette Lagnado.

A partir do dia 19, os visitantes serão convidados a uma caça ao tesouro. Proposta pela artista japonesa Julie Stephen Chheng, a ocupação “Uramado Ar” possibilita a interação de crianças de todas as idades com os Tanukis, ilustrações inspiradas nos espíritos da natureza. A experiência de realidade aumentada é intermediada por um aplicativo. Entre os dias 16 e 30 de outubro, atividades online voltadas para todas as idades serão transmitidas gratuitamente pelo canal da EAV Parque Lage no YouTube.

Para Yole Mendonça, diretora da instituição, a EAV vem trabalhando arduamente para elaborar em sua programação um ambiente sanitariamente seguro e encorajador: “importa lembrarmos
por quais caminhos vimos, que tempo vivemos e, com as crianças, imaginar o futuro que realmente queremos. A floresta e os espaços ao ar livre redefinirão nossa forma de conviver.”

Com este argumento, a EAV instiga o público a construir um mundo mais justo e solidário: “a arte tem sido historicamente um importante espaço para o diálogo e a imaginação. Nas Jornadas, em alto e bom som, exercitamos o ar em nossos pulmões para gritar nossa coragem de construir um mundo mais justo e solidário. É preciso imaginar outros mundos, outros contornos e afetos para os seres vivos e o planeta, estabelecendo novas formas de conexão”, afirma Ulisses Carrilho, curador da escola livre.

Para Natália Nichols, Coordenadora de Ensino da EAV Parque Lage, as Jornadas de Outubro de 2021 retomam, de forma cuidadosa, a presença das atividades voltadas às infâncias na escola: “Acreditamos no exercício coletivo do livre imaginar como energia de regeneração e transformação. Coletando, construindo e compartilhando histórias, saberes e desejos em conexão com os nossos mundos. Por meio de oficinas, ocupações e vídeos que provocam a imaginação e o fazer, o nosso convite é para partirmos juntos sem medo de conhecer, imaginar ou errar.”

A ocupação presencial por Äline Besourö ficará exposta até o dia 31 de outubro, e a de Uramado Ar, até 22 de novembro. Para visitar os ambientes fechados da EAV Parque Lage, basta agendar um horário gratuitamente pelo site. A realização das Jornadas de Outubro: SEM MEDO foi possibilitada pelo apoio cultural da empresa Oi Móvel via lei de incentivo à cultura. A Aliança Francesa também figura como parceira da EAV Parque Lage, viabilizando a ocupação Uramado Ar.

Programação gratuita para toda a família no dia 12 de outubro

O Parque Lage apresenta, para esse feriado de dia 12 de outubro, 3 oficinas presenciais gratuitas e para toda a família na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Para participar é necessário fazer a inscrição online (clicando aqui).

10h às 11h30 | AULA DE YOGA PARA FAMÍLIA | Com Äline Besourö
15 vagas para famílias com crianças de até 12 anos

Em meio à floresta realizaremos práticas de Kundalini Yoga com exercícios voltados especialmente para as crianças. Toda família é bem vinda nesta aula que abre nossas atividades do dia das crianças.

Äline Besourö, Rio de Janeiro, 1990, é artista plástica, ilustradora e designer de roupas e estampas. Também é professora de Kundalini Yoga e figurinista para produções teatrais e cinematográficas. Concluiu um mestrado em Processos Artísticos Contemporâneos e se formou inicialmente em História da Arte na UERJ. Sua atuação tem como conexão o interesse em historiografia e a possibilidade de narrar através de diferentes personagens, formas, cores e materiais. Sua investigação artística e narrativa percorre entre costuras conceitos e memórias surgidas de sua própria experiência, seja na criação de Seres, seja na produção de ações políticas, seja na linha que atravessa o tecido, um exercício de consciência contínuo. Suas criações surgem fortemente influenciadas pelas mitologias pessoais, lembranças da infância e adolescência, tempo escolar, histórias e saberes latino americanos, africanos, yoga e demais espaços que lhe atravessam racialmente e emocionalmente. Seus projetos de design surgem do seu interesse em narrar essas histórias e oferecer intuição, conforto e sonho.

13h às 14h30 | INVENTAR PERGUNTAS: PODEMOS CRIAR MUNDOS? | Com Júlia Saldanha
10 vagas para crianças de 7 a 12 anos

Quais mensagens desejamos compartilhar com o mundo nesse momento? Durante a oficina, o grupo será convidado a confeccionar cartazes de diversas formas e cores para espalhar pensamentos, inquietações e perguntas pela Escola.

Julia Saldanha é paulista e vive no Rio de Janeiro desde 2014. É artista, pesquisa e dá aula. É formada em arquitetura e urbanismo pela Escola da cidade (SP) e atualmente faz mestrado no programa de pós-graduação em estudos contemporâneos das artes na UFF (Universidade Federal Fluminense). Desde 2017 é professora no Parquinho Lage na EAV (Escola de artes visuais , RJ). Integra o coletivo Desenhação (RJ | SP) e o G>E [grupo maior que eu] (SP).

15h às 16h30 | LEVANTAR | Com Fábia Schnoor
15 vagas para famílias com crianças até 12 anos

A oficina partirá da construção de pequenas formas de barro para criar uma instalação coletiva. A partir da materialidade do barro, serão investigadas suas possibilidades criativas, espaciais e poéticas.

Fábia Schnoor nasceu em 1976 no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. É artista visual e professora da EAV Parque Lage. Tem formação em artes visuais (EAV) e Arte Educação (Escolinha de Arte do Brasil). Em 2009, participou do curso História e Tempo: História e Cultura da Memória com a professora Margarida de Souza Neves na PUC-RJ. De 2009 a 2012, participou do curso Análise e Inserção da Produção Contemporânea com Iole de Freitas. Em 2012 é selecionada para o programa Projeto Pesquisa A Imagem em Questão, com Glória Ferreira e Luiz Ernesto, ambos na EAV. Trabalhou como assistente do artista Antony Gormley na montagem do trabalho Amazonian Field – CCBB-RJ. Em 2013, participou do programa de Residência Berlin Im Fokus em Berlim e em 2015 fez a residência ECHANGEUR 22, na França. Fábia fez diversas exposições no Brasil e no exterior.

Ao longo de todo o mês | SEM MEDO | De Äline Besourö
A artista envolve a área interna da escola em seu universo de seres míticos e histórias de infância por meio de pinturas em grande escala. Sem medo, compartilha com o público a força da energia de criação como potência transformadora e regenerativa convidando todes a uma pausa para respirar, olhar para si e seguir em frente.

Proposta pela artista Äline Besourö, a ocupação na área da piscina do Palacete ficará exposta até o dia 31 de outubro.


Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 – Rio de Janeiro
Mais informações: http://eavparquelage.rj.gov.br/
Jornadas de Outubro: Inscrições aqui

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.