

Artista selecionada pelo curador Ademar Britto para SOLO da ArtRio 2023, Panmela Castro inaugura uma exposição individual no Centro Cultural Inclusartiz, na Gamboa. A Instituição também participa da feira, no programa EXPANSÃO.
A mostra “Deriva Afetiva: Dakar” é o resultado de um mês em Dakar, capital do Senegal, onde a artista participou da residência artística Black Rock, do artista Kehinde Wiley. Com apoio do Instituto Inclusartiz, Panmela foi a segunda brasileira selecionada para o programa. Antes dela, apenas Rafael RG (SP) participou em 2019. A residência é voltada para artistas visuais, escritores e cineastas, cujos trabalhos se relacionam com a África.
Na exposição, que conta com a curadoria de Lucas Albuquerque, estão uma série de dez retratos de pessoas locais que posaram para a artista, incluindo o próprio Kehinde Wiley. “Acredito que dignidade fala também de identidade e, por isso, sempre nomeio os quadros com o nome e sobrenome do retratado e gosto que a pintura tenha olhos, boca, um rosto bem definido, que identifique quem é. Afinal, negros, mulheres e trans já foram apagados durante muito tempo”, explica a artista.
Além dos quadros, Panmela também criou uma instalação composta por 50 espelhos com retratos de mulheres africanas, como Al-Kahina, Anne Zingha, Kimpa Vita, Iyoba Idia, Ranavalona III, Margaret Affiong Ekpo, entre outras, que ela conheceu durante uma visita ao Museu das Civilizações Negras. “Fiz uma releitura de uma tradição local de pintar em vidros, só que nos espelhos”, explica.
O mergulho na cultura africana rendeu ainda uma coleção de roupas, incluindo vestidos, turbantes e conjuntos de calça e blusa, desenhados por ela e costurados pelo famoso alfaiate local Mr. Mamadou Faye. “Eu comprei os tecidos e criei modelos tradicionais africanos com um toque contemporâneo da moda brasileira”, diz. As peças, com diversas estampas de motivo africano, também serão exibidas na exposição, assim como um documentário com depoimentos da artista sobre cada trabalho. Completando o conjunto de obras, está ainda uma série de fotos com momentos da residência e da viagem.
A mostra tem abertura na sexta-feira, 18 agosto, das 16h às 20h e vai até 18 de setembro. O Centro Cultural Inclusartiz fica na R. Sacadura Cabral, 333 – Gamboa. Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 11h às 18h. Entrada gratuita.