ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Novo evento traz conversa ao vivo entre Panmela Castro e Ademar Britto

17/04/2023 - Por ArtRio

Atualização: assista ao vídeo da conversa entre Ademar Britto e Panmela Castro aqui!


ArtRio apresenta um novo programa de encontros mensais em seu escritório, a Casa ArtRio, e online. O projeto, chamado ArtRio Convida, já tem primeira data e atrações confirmada e será transmitido ao vivo no instagram da feira.

O ArtRio Convida é um novo modelo de encontros mensais entre agentes do mundo da arte, na qual um convidado convida outro. Os eventos, que podem ser conversas, lançamentos, apresentações, acontecem nas últimas quintas-feiras do mês ao vivo no instagram da ArtRio.

No primeiro encontro, confirmado para o dia 27 de abril às 19h, o curador do Programa SOLO, Ademar Britto, convida a artista Panmela Castro, representada pela Galeria Luisa Strina, para uma conversa sobre colecionismo e como atrelá-lo a causas sociais. Panmela, além de artista, é presidente e fundadora da Rede Nami, organização sem fins lucrativos que tem como objetivo o uso da arte como veículo de transformação.

Sobre Ademar Britto

Ademar Britto é médico, colecionador e curador, com formação em Estudos Curatoriais pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro). Tem realizado textos críticos e curadorias tanto de jovens artistas, quanto de artistas históricos, além de participar do circuito internacional de exposições e feiras. Em 2022 foi o curador do Programa SOLO na ArtRio e já está confirmado para a edição de 2023.

Sobre Panmela Castro

Panmela Castro (Rio de Janeiro, 1981) é uma artista visual cujo objeto de trabalho é o que ela chama de “uma busca incessante de afeto”. Sua prática, criada a partir de relações de alteridade e questões relacionadas ao sentimento de pertencimento, desdobra-se em memórias em diferentes mídias, como pintura, vídeo, fotografia, objetos, instalações, entre outros. A partir de sua residência permanente no Rio de Janeiro, Brasil, Castro transita pelas cidades como andarilha, no que ela nomeou de deriva afetiva, deixando ao acaso contribuições para o desenvolvimento de novos vínculos afetivos e, assim, abrindo também novas relações afetivas com a arte.

Panmela participou, apenas em 2022, de exposições como “Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro” em Inhotim; “Histórias Brasileiras” no MASP, “Enciclopédia Negra” na Pinacoteca do Estado de São Paulo; “Um defeito de cor” no Museu de Arte do Rio; “Trauma, sonho e fuga” da 13ª Bienal do Mercosul, no MARGs e outras três instituições. Possui obras na coleção de diversas instituições brasileiras, além de outras internacionais como Institute Of Contemporary Art Miami, Perez Museum e Stedelijik Museum, neste último museu exibindo permanentemente uma obra sua.


Ademar Britto & Panmela Castro
27 de abril, às 19h
Ao vivo no Instagram @artrio_art

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.