ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Ação #5 do grupo p.art.ilha é lançada após um ano de projeto

25/03/2021 - Por ArtRio

Pequenas e médias galerias de arte organizada em torno do grupo aberto e colaborativo p.art.ilha voltam a se movimentar perante o retorno do agravamento da crise, um ano depois de iniciado. Em abril de 2020, mediante o cenário pandêmico e de crise sanitária, cerca de 40 galerias de arte se uniram para a criação de um grupo que, colaborativamente, movimentasse o mercado através de ações conjuntas, criadas para que artistas e outros profissionais do campo pudessem se manter firmes trabalhando naquilo em que acreditam.

Incentivando o colecionismo e a retroalimentação dentro do mercado da arte, a primeira edição do projeto, que ocorreu de abril a junho de 2020, propiciou a venda de 407 trabalhos, de mais de cem artistas brasileiros. Além disso, parte do valor das vendas – um total de R$ 25.000 – foi revertido em doações a instituições sociais dedicadas ao auxílio de grupos em vulnerabilidade. Em 2021, completando um ano desse crise que atravessa nossas vidas, o grupo se forma novamente, com a intenção de aquecer o mercado da arte no Brasil e seguir fortalecendo o setor. Essa nova fase, intitulada ação #5, seguirá o modelo das anteriores, oferecendo condições especiais de compra e revertendo parte do valor em doações.

Vânia Medeiros, Constituição, 2019, 42x60cm. RV Cultura e Arte.

Durante todo o mês de abril, de forma simultânea, um grupo de galerias terá obras de seu catálogo à venda em condições especiais: a cada aquisição, o comprador receberá um crédito de 50% do valor investido para aquisição de outros trabalhos de artistas da mesma galeria. Ainda, 10% do valor das vendas será doado à associação Adote uma família em Paraisópolis. As galerias participantes do p.art.ilha ação #5 são: AM (São Paulo), Andrea Rehder (São Paulo), Aura (São Paulo), B_arco (São Paulo), Diáspora (São Paulo), Eduardo Fernandes (São Paulo), Mamute (Porto Alegre), OÁ (Vitória), OMA (São Bernardo do Campo), RV Cultura e Arte (Salvador) e Ybakatu (Curitiba).


Imagem na direita: Laerte Coutinho, Sem título (Marcela Maia), 2017, 42×29,7 cm. Foto: Charlene Cabral. Galeria Aura.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.