ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Na Chapada Diamantina, uma residência construída a partir de desenhos da infância

14/06/2022 - Por ArtRio

Terra Afefé, na cidade de Ibicoara, Chapada Diamantina, é uma das Residências Artísticas dessa edição do Prêmio FOCO. Criada em 2018 pela artista Rose Afefé, que integra o comitê curatorial desse ano, a cidade-obra propõe a seus residentes um período de integração e explora, através de um projeto em constante desenvolvimento, as relações entre natureza e cultura.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre a Terra Afefé. Para saber mais sobre o Prêmio FOCO e fazer sua inscrição, clique aqui.


Terra Afefé é um trabalho artístico iniciado em 2018 pela artista visual Rose Afefé, localizado em Ibicoara – Chapada Diamantina (Bahia). Trata-se de uma cidade-obra que está sendo construída a partir das lembranças da infância de Rose e é um espaço que tem o desejo de criar frestas de liberdade, alegria, amor e afetos potencializadores, que se propõem a pensar formas de habitar em convivência com a Terra, os saberes locais e a escuta do corpo sensível. Em conexão com as ecologias do mundo, busca-se pensar as relações entre arte e vida, natureza e cultura, a fim construir um movimento de coexistência.

A obra foi planejada e construída pela artista e a comunidade local. A partir de desenhos que Rose fazia na infância, resgatando técnicas como o adobe (tijolo de barro cru), a estética local e principalmente resignificando o olhar para nossa origem, afim de afirmar e valorizar nosso lugar e saberes.

Rose Afefé é artista, (1988, Varzedo, Bahia.). Em 2018 começou a desenvolver o projeto Terra Afefé, resgatando memórias da sua infância no interior da Bahia para o campo da arte e da vida. A obra trata da construção de uma micro- cidade propõe vivências e imersões artísticas de forma integrada, que visam temáticas que contribuem com pautas raciais, de gênero, sociais e ecológicas. Foi indicada ao prêmio prima 2022 e premiada no Salão de Artes Visuais da Bahia em 2012 e entre as exposições coletivas destacam-se: Zil,zil,zil, XII Bienal do Recôncavo, Esquizópolis e VIII Bienal do Recôncavo. Rose também participou da residência artística Muros: Territórios compartilhados, em Fortaleza ‒ CE.

As imersões da Terra Afefé são proposições artísticas em que criamos coletivamente ações que possibilitam o diálogo entre arte e vida, com pessoas de diversas áreas construindo um cotidiano a partir da convivência, da observação da natureza e de nossas pulsões criativas. Terra Afefé busca um movimento de fazer e pensar arte a partir de uma perspectiva intuitiva e abrangente. Por isso, habitar na Terra Afefé é um convite para as pessoas que desejam vivenciar sua potência criativa em confluência com as experiências que acontecem aqui.

Afefé além de um trabalho artístico tem como objetivo criar iniciativas que promovam impacto social, cultural e ambiental, principalmente para comunidade local.

– A cidade foi construída com barro, os banheiro são ecológicos e um projeto de agrofloresta está sendo implementado.
– A comunidade local participa ativamente, principalmente as crianças.
– Deslocamento de corpos dissidentes para um espaço de vasta natureza.
– Inclusão de pautas sociais, raciais e de gênero no cotidiano da cidade.

Para saber mais sobre a residência, acesse: afefe.com.br @terraafefe

  


Imagens registradas por Rose Afefé e textos enviados pela Terra Afefé.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.