Museu recebe atividades culturais em seus jardins no Parque da Cidade (Gávea)


O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro apresenta do dia 31 de janeiro ao final de março o projeto gratuito Espaço Vivo, com eventos, atividades artísticas e cursos ao vivo em seus jardins, localizados no bairro da Gávea, no Parque da Cidade. Pela proximidade com a natureza, outra faceta do projeto será a sustentabilidade econômica e ambiental do próprio Parque, que estende-se por 470.000 m² e ainda é pouco conhecida dos moradores da cidade. A programação será dividida em três módulos, um de encontros culturais, voltados a arte-educação, outro histórico com atividades culturais interativas e um terceiro ambiental, dedicado à Mata Atlântica e ao Parque.
Programação:
- 31/1, domingo, às 10h | Visita guiada com plantio (presencial)
Conhecendo suas Histórias entre raízes e galhos, o trajeto percorrido terá coleta de sementes e plantio de mudas de árvores nativas, deixando enraizada a experiência do visitante ao Parque da Cidade. Local: Entrada do Parque da Cidade, final da Rua Santa Marinha, no alto da Gávea
- 6/2, sábado, às 15h | “O bota-abaixo de Pereira nos passos de João do Rio” (presencial)
Apresentar em formato de Leitura Dramatizada trechos do livro A Alma encantadora das ruas, de João do Rio. João Paulo Alberto Coelho Barreto (1881-1921), o João do Rio, foi um cronista atento ao bota-abaixo de Pereira Passos, o Prefeito “que fez o carioca mudar-se de uma velha e colonial cidade para uma opulenta e encantadora capital sem que esse arredasse o pé do Rio de Janeiro”. A partir de suas crônicas, saídas da redação para as ruas mostrando movimentos e personagens da cidade, ele tornou-se a alma encantadora das ruas e o João de todos os rios.
- 7/2, domingo, às 11h | Contação de histórias (presencial)
Por meio de um passeio poético e lúdico, Lucia Morais narra em roda as lendas indígenas de diversas etnias, iniciando com a criação do Mundo, passando para Taená Ekan e outras. Utilizará adereços indígenas: Pau de chuva, maracá, apito. Finalizará a atividade com uma dança do Toré com os participantes, cantando “ Pisa Ligeiro”.
- 27/2, sábado, às 15h | Museu Histórico da cidade do Rio de Janeiro em cordel
Em versos poéticos da Literatura de Cordel, o cordelista Severino Honorato nos brinda com esse convite para participar de um passeio poético em forma de cordel pela área externa do Museu.
- 28/2, domingo, às 11h | Migrações Negras: resistências, reexistências, caminhos e trajetórias dos saberes e fazeres da cultura Afro na cidade do Rio de Janeiro.
Nesta atividade falaremos um pouco sobre a cultura afro carioca e seus processos migratórios do interior para a região central da cidade no pós-abolição e, logo em seguida, forçados pelas ações da reforma Pereira Passos, dessa região central para as periferias, subúrbios e favelas que se formariam a partir de então. Analisaremos como estes locais, como o bairro de Madureira e a comunidades da Serrinha, se tornaram verdadeiros Quilombos culturais de preservação de memória e de resistência de saberes e fazeres ancestrais como o Samba, O Jongo, As curimbas e Ladainhas.
- 6/3, sábado, às 15h | Conversa ecológica sobre o Parque da Cidade com Urso e guarda Solimar (presencial)
O Agente Ambiental Leandro Urso vai conversar de uma forma lúdica, como a sociedade civil pode fazer para ajudar ao Rio de Janeiro cumprir com os “Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis“ do documento da ONU com base da agenda 2030, e sua experiência de educação ambiental na comunidade Vila parque da Cidade que fica ao lado do Parque Natural Municipal da Cidade.
- 7/3, domingo, às 15h | Guilherme Guingle, como colecionador com foco no Museu Histórico da Cidade (virtual)
Numa conversa, Paulo Knauss narrará a história de Guilherme Gunigle com o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.
- 13/3, sábado, às 15h | Circuito Parque da Cidade da Trilha Transcarioca (virtual)
A Trilha Transcarioca foi a 1ª trilha de longo curso instituída no Brasil, fruto da contínua colaboração entre instituições públicas e privadas, e do trabalho de mais de 1.000 voluntários. Seu trajeto cruza a Cidade do Rio de Janeiro, de Guaratiba à Urca, conectando 9 unidades de Conservação, passando pelas zonas Oeste, Norte e Sul da cidade. O percurso conta com aproximadamente 180 km de trilhas muito bem sinalizadas, permitindo que o visitante desfrute do rico patrimônio natural, histórico e cultural carioca. O Circuito Parque da Cidade foi o último trecho acrescentado ao percurso da Trilha Transcarioca, incentivando a visitação do Parque e do Museu da Cidade.
- 14/3, domingo, às 11h | Oficina de arte-educação com reaproveitamento de materiais descartáveis (presencial)
A equipe da van itinerante inicia as atividades com a apresentação de Educação Ambiental através do teatro de fantoche. Os convidados levaram brindes do educativo e sabão feito de óleo usado.
- 20/3, sábado, às 15h | Oficina sensitiva com Urso (presencial)
Nesta atividade vamos ter um espaço de acessibilidade, onde o visitante será vedado e passará por experiências de 3 dos 5 sentidos humanos, que são olfato, audição e tato. Conhecedor da flora e fauna local, o Biólogo Ricardo contribuirá com sua experiência para falar da cobra jiboia, utilizada para educação ambiental no Parque da Cidade.
O Agente Leandro Urso organizara com os voluntários por natureza o corredor de acessibilidade, com objetos, ervas, frutos e animais local.
- 21/3, domingo, às 11h | Semeando narrativas, rimas e saberes no quintal
A Contação de histórias é um processo de ensino-aprendizagem que fortalece os vínculos sociais e afetivos. A atividade compartilha sabedoria popular e dá voz à cultura oral do Brasil. Através de narrativas e canções, os participantes serão levados a plantar mudas e compartilhar vivências. A ação procura chamar a atenção para apreciação e respeito pela natureza e todos os seres vivos. “Nenhuma raça pode prosperar até que aprenda que há tanta dignidade em cultivar um campo quanto em escrever um poema.” – Booker T. Washington
- 27/3, sábado, às 15h | A história por trás do acervo (virtual)
A partir de telas do Museu Histórico da Cidade, Paulo Rezzutti contará a história de acontecimentos da cidade do Rio de Janeiro.
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro – Espaço Vivo
Estrada Santa Marinha, s/nº, acesso pelo final da Rua Marquês de São Vicente, Gávea.
De 31 de janeiro a 27 de março