ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MASP recebe 18 obras do Museu de Arte Contemporânea de Chicago

01/04/2019 - Por ArtRio

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) assinou uma parceria com o Museum of Contemporary Art (MCA) de Chicago para expor, até 30 de dezembro, dezoito obras do acervo da instituição. O conjunto conta com obras de René Magritte, Andy Warhol, Cindy Sherman, Louise Bourgeois, Kerry James Marshall e Felix Gonzales-Torres. O acordo prevê também a ida a Chicago da exposição sobre Lina Bo Bardi (1914-1992), mostra co-organizada pelos dois museus e pelo Museo Jumex, da Cidade do México, com obras do acervo do MASP nos icônicos cavaletes de vidro criados pela arquiteta. Lina Bo Bardi: Habitat, que abre ao público do MASP na próxima sexta-feira, 5, vai ao MCA em junho de 2020.
Acervo em transformação: Museum of Contemporary Art Chicago no MASP, título da exposição das obras vindas dos Estados Unidos, será como uma mostra dentro de outra mostra, já que as obras de Chicago serão inseridas entre as peças do acervo permanente do MASP exibidas nos cavaletes de vidro que formam o Acervo em transformação, exposição de longa duração do museu, com trocas regulares.
A seleção completa do MCA tem Gertrude Abercrombie, Forrest Bess, Louise Bourgeois, Miriam Cahn, Marlene Dumas, Felix Gonzalez-Torres, Wifredo Lam, Sherrie Levine, René Magritte, Kerry James Marshall, Marwan, Roberto Matta, Gladys Nilsson, Christina Ramberg, Robert Rauschenberg, Cindy Sherman, Dorothea
Bronzeamento e Andy Warhol. De Magritte, o MASP recebe ‘Les merveilles de la nature (The Wonders of Nature)’, de 1953. De Warhol, vem American Jackie Frieze, de 1964, em que o pintor retrata a ex-primeira-dama Jacqueline Kennedy.
Em junho de 2020, o MASP envia ao MCA uma seleção que inclui obras de Tarsila do Amaral, Maria Auxiliadora da Silva, Agostinho Batista de Freitas, Paulo Cézanne, Francisco Goya, Frans Hals, Anita Malfatti, Amedeo Modigliani, Candido Portinari, Claudio Tozzi e Alfredo Volpi.
“É muito especial trazermos uma seleção tão extraordinária de dezoito obras-chave da Coleção MCA para o MASP, exibindo-as nos icônicos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi e em estreito diálogo com nosso acervo”, diz Adriano Pedrosa, o diretor artístico do MASP. “Isso dará a nós e ao nosso público a oportunidade não apenas de olhar para novos trabalhos, mas também de entender nossas próprias obras de maneira inovadora, no espírito de nossa exposição sempre mutável Acervo transformação, o título da mostra da nossa coleção.”
Intercâmbio internacional
A parceria com MCA Chicago é a segunda do programa de intercâmbio do MASP com instituições internacionais, iniciado em 2018 com a Tate. Por nove meses, a pinacoteca do museu recebeu seis obras da instituição londrina, expostas nos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi. Como a exposição das pinturas da Tate, a exibição das obras de Chicago será feita na pinacoteca do MASP, que abriga a mostra de longa duração Acervo em transformação – será como uma exposição dentro da exposição, já que as obras do MCA vão se misturar às do acervo permanente do museu.
Formado por um pequeno conjunto da coleção do museu, hoje com cerca de 11.000 obras, o Acervo em transformação tem foco na arte figurativa, reflexo da história do acervo e dos interesses das primeiras aquisições, feitas pelo diretor-fundador do MASP, Pietro Maria Bardi (1900-1999). De formato escultórico, a obra “Untitled” (The End), de 1990, de Félix Torres-Gonzalez, rompe com o padrão do andar. Na obra, folhas brancas de papel com margem escura, empilhadas de forma perfeita, podem ser retiradas e levadas pelo visitante. Torres-Gonzalez, artista contemporâneo morto em 1996 aos 38 anos, trabalhou a questão do tempo, da relação com o outro e da ausência.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.