ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MASP Escola oferece novos cursos online em setembro

01/09/2020 - Por ArtRio

Depois de migrar para o ambiente digital no início da pandemia de covid-19, o MASP Escola chega em setembro com três cursos inéditos com aulas semanais às terças, quartas ou quintas. Cada um deles, assim como os anteriores, terão todas as aulas ministradas online seguindo as medidas de isolamento social.

Terça | Poéticas da performance afro-brasileira | 19h às 21h
Com Ayrson Heráclito

O curso aborda temas relevantes para o estudo de processos de criação das artes visuais feitas pela população preta na contemporaneidade. Por meio de investigações feitas pelo autor –sobre rotas e trocas culturais entre o continente africano e o Brasil– um conjunto de poéticas artísticas serão apresentadas como marco para se pensar dinâmicas de uma historiografia da arte brasileira sem o influxo da produção artística europeia. Como novos sistemas artísticos estão ressignificando e institucionalizando as obras de performance que trazem uma distinção ao debate racial e identitário?

Quartas | Crise e criação na história da moda | 18h30 às 20h30
Com Lilian Pacce

Neste curso, a editora e curadora de moda Lilian Pacce aborda historicamente o impacto de grandes crises sobre a criação da moda e a mudança de costumes. Sendo a moda um reflexo de seu tempo, o que vem primeiro? Estilistas ao longo do último século souberam tanto antever quanto interpretar com maestria os desejos de cada época e o zeitgeist pós- guerra ou pós-pandemia do covid-19 traz necessariamente grandes desafios e um novo mindset: de Balenciaga, Chanel e Givenchy ao biquíni e ao jeans, passando pela relação do MASP com a moda desde sua fundação.

Quintas | Uma introdução ao afrofuturismo: características, narrativas e estéticas | 19h às 21h
Com Kênia Freitas

O estudo sobre afrofuturismo anuncia uma variedade de criações que especulam, fantasiam e fabulam a partir de uma perspectiva afrocentrada –seja no cinema, na literatura, na música, nas artes plásticas e visuais, no teatro, e em tantos outros campos de expressão cultural e artística. Analisando obras de diversos artistas, como John Akomfrah, Nuotama Bodomo, Diego Paulino, Cauleen Smith, Sun Ra, o curso tem como objetivo apresentar o afrofuturismo a partir da discussão de suas características, narrativas e estéticas.

______

Na imagem: Sophie, modelo parisiense, desfila no MASP da rua 7 de abril com o “Traje do futuro”, criado por Salvador Dalí, 1951. Foto: Acervo do Centro de Pesquisa do MASP

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.