ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 15a. edição | 10 a 14 de SETEMBRO de 2025 | MARINA DA GLÓRIA

MASP apresenta cursos de Estudos críticos online

27/09/2023 - Por ArtRio

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, em outubro de 2023, seis cursos online de Estudos críticos, com o objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e as questões políticas e sociais de peso na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano.

O curso Carnaval, Samba e Escolas de Samba: memória, história, diálogos artísticos sugere uma visão abrangente da história do carnaval brasileiro, destacando o papel desempenhado pelas escolas de samba, no contexto de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo enquanto associações de matrizes negro-populares que muito contribuíram para o debate público que emergiu no amplo contexto do pós-abolição, aparecendo, conforme o lecionado por pesquisadores como o antropólogo Vinícius Natal, como representantes de um pensamento moderno não-abarcado pela visão monumental de 1922.

O curso Arte contemporânea paraense: leituras e escrituras híbridas apresenta e levanta a discussão sobre o panorama atual da arte contemporânea produzida no estado do Pará, através da análise de suas imagens, poéticas e narrativas a partir de mecanismos de leituras e escrituras híbridas. Serão debatidas obras de mais de 50 artistas e coletivos paraenses em múltiplas plataformas, de pintura e fotografia a performance e cinema. As aulas contam com conferências de quatro artistas, críticas, ativistas e curadoras convidadas: Nay Jinknss, Rafael Bqueer, Lorenna Montenegro e Moara Tupinambá. O curso visa aprofundar questões sobre a diversidade de um ramo da arte contemporânea brasileira pouco explorado, que ainda luta contra estigmas de invisibilidade periférica na arte brasileira e a reducionismos regionalistas.

As aulas de Diversidade nas artes dissidentes: estético-políticas, ecofeminismos e ecologias queer/cuir propõem contextualizar, desde uma abordagem teórico-histórica no âmbito das artes e a partir do século 20, práticas estético-políticas dissidentes de sexo e gênero que configuram estratégias de resistência. Ao investigar ecologias queer/cuir e ecofeminismos, serão examinadas as possibilidades de construção de cartografias contranormativas na historiografia contemporânea das artes visuais brasileiras, com foco em experimentações metodológicas que apresentam formas inovadoras de habitar, e observar o planeta, a partir da diferença.

Em convergência com os esforços realizados pelo MASP em nome da diversidade de seu acervo nos últimos anos, o curso Mulheres artistas no acervo do MASP visa apresentar de forma didática o complexo e variado panorama formado pela produção de artistas mulheres presentes no seu acervo. Em conjunto com o encadeamento cronológico, serão discutidas também as principais linhas de discussão relacionadas à produção, recepção e estudo das artistas do acervo.

Por intermédio de análise de obras, textos e documentários, o curso Arte e Raízes Afro-indígenas tem como objetivo proporcionar a reflexão sobre os contextos históricos e sociais relacionados à produção artística brasileira, a partir da representação da memória e da cultura afro-indígena. Pretende introduzir conceitos estéticos e históricos ligados à arte afro-brasileira e indígena, refletir sobre a arte moderna e contemporânea brasileira a partir do viés decolonial e da memória dos povos originários e africanos, assim como discutir os fatores históricos e sociais presentes na arte atual.

Modernismos negros no Brasil tem como ponto de partida a produção de pintores e escultores modernistas negros atuantes no Brasil entre as duas últimas décadas do século 19 e o golpe militar de 1964. A cada aula, serão tratadas as trajetórias profissionais desses artistas junto às instituições de arte e de sua atuação política diante do turbilhão de transformações sociais de seu tempo. O curso busca entender em que medida as trajetórias desses sujeitos se integraram, ainda que de forma periférica, ao sistema de arte em diferentes regiões do Brasil.

Todos os cursos do MASP Escola oferecem bolsas de estudo e descontos para professores da rede pública em qualquer nível de ensino mediante processo seletivo após inscrição, além de 15% de desconto para AMIGO MASP. As aulas dos cursos online serão ministradas por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. Os certificados de todos os cursos serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.