ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Maria Fernanda Lucena exibe a mostra “Boneca de Papel”

25/02/2024 - Por ArtRio

A Casa França-Brasil inaugura uma exposição individual de Maria Fernanda Lucena revisita e amplia a série “Boneca de Papel”, apresentada ano passado, no Paço Imperial. A artista ressalta que os trabalhos começaram a ser pensados por práticas que lhe são comuns, o recorte e a colagem, fazeres que ela considera lúdicos por rememorarem modos de brincar, além de gestos costumeiros ao universo da moda, do qual é oriunda sua pesquisa. Com uma paleta de cores mais aberta, diversa e sobreposições menos uniformes, nessa nova mostra Lucena expande seus personagens e explora ainda mais as representações e as identidades.

Segundo Bruna Araújo, curadora da mostra “A exposição de Maria Fernanda ganha uma nova dimensão na Casa França Brasil. Nesse espaço monumental a percepção dos atravessamentos propostos pela artista se torna mais instigante, somos convidados a refletir sobre não só sobre a pluralidade dos corpos, mas a celebrá-los, uma ideia de que o corpo pode ser uma festa”.

A exposição “Boneca de Papel” tem abertura no sábado, 02 de março, das 14h às 19h. A Casa França-Brasil fica na Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro. Visitação: De terça a domingo das 10h às 17h até 28 de abril de 2024. A entrada é gratuita.

Sobre a artista
Maria Fernanda Lucena nasceu em 1968, no Rio de Janeiro. Depois de estudar e trabalhar com
indumentária e design de moda, ingressa na EAV- Parque Lage – frequenta diversos cursos e
passa a se dedicar ao desenho e à pintura. Suas exposições individuais foram curadas por
Efrain Almeida, na C. galeria, e na galeria Sem título, e por Cesar Kiraly “A intimidade é uma
escolha”, na galeria de Arte Ibeu, em 2017, no ano anterior foi vencedora do prêmio
“Novíssimos”. Em projetos coletivos expôs a convite dos curadores Brígida Baltar, Isabel
Portella e Marcelo Campos. Integra coleções particulares e o acervo do Mar – Museu de Arte
do Rio.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.