ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Marcos Chaves lança hoje na Nara Roesler novo livro de fotografias

12/01/2023 - Por ArtRio

Editado pela Familia Editions, publicação “Bem-vindo (ao Rio) / Welcome (to NYC)” será lançada hoje, 12 de janeiro, na galeria Nara Roesler de Ipanema e contará com conversa com o artista e sua editora, Maria Lago, às 19h.

O artista Marcos Chaves lança hoje na Galeria Nara Roesler do Rio de Janeiro o livro “Bem-vindo (ao Rio) / Welcome (to NYC)”, da Familia Editions, com 128 páginas e 114 imagens coloridas feitas por ele em seus passeios pelas duas cidades, em diferentes períodos. O livro cria um diálogo entre imagens do Rio de Janeiro e de Nova York, por meio de humor, conexões gráficas e visuais. São um total de 500 exemplares, dos quais 50 edições especiais – 25 para o Rio e 25 para Nova York – assinadas e numeradas. O lançamento, com a presença do artista, será no dia 12 de janeiro de 2023, na Nara Roesler, em Ipanema. Às 19h, Marcos Chaves conversa com a editora Maria Lago. Tanto o artista quanto a editora Maria Lago são nascidos e criados no Rio, e viveram períodos significativos em Nova York, criando memórias visuais das duas cidades e seus notáveis ícones urbanos e estilo de vida.

O livro, impresso na Espanha, tem capa com acabamento em papel espelhado representa o conceito de reflexão das duas cidades que se prolonga nas páginas internas: contrastes e semelhanças evidenciados por um ritmo reflexivo e divertido onde em cada movimento existe uma descoberta sutil e surpreendente. A encadernação tem acabamento “otabind” para melhorar a abertura da página. As 50 edições especiais trazem impressões (Estúdio Baren, Rio de Janeiro) feitas à mão, policromadas em papel algodão premium, em impressora offset manual, e tintas criadas especialmente para o projeto.

Sobre o artista Marcos Chaves

Marcos Chaves nasceu em 1961, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha atualmente. Algumas de suas mostras individuais recentes incluem: Marcos Chaves no MAR, no Museu de Arte do Rio (MAR) (2019), no Rio de Janeiro, Brasil; Eu só vendo a vista, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói) (2017), no Rio de Janeiro, Brasil; Marcos Chaves, na Carpe Diem Arte e Pesquisa (2016), em Lisboa, Portugal, e Marcos Chaves – ARBOLABOR, no Centro de Arte de Caja de Burgos (CAB), em Burgos, na Espanha. Apresentou trabalhos na 17ª Bienal de Cerveira, Portugal (2013), 54ª Venice Biennale, Itália (2011); Manifesta 7, Itália (2008), e também nas coletivas Alegria – A natureza-morta nas coleções MAM Rio, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) (2019), Rio de Janeiro, Brasil; Inside the Collection – Approaching Thirty Years of the Centro Pecci (1988-2018), Centro per l’Arte Contemporanea Luigi Pecci (2018), Prato, Itália; Troposphere – Chinese and Brazilian Contemporary Art, Beijing Minsheng Art Museum (2017), Pequim, China; Brasil, Beleza?! Contemporary Brazilian Sculpture, Museum Beelden aan Zee (2016), Haia, Países Baixos. Suas obras integram as coleções do Centro de Arte de Caja de Burgos (CAB), Burgos, Espanha; Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), Rio de Janeiro, Brasil; The Ella Fontanals-Cisneros Collection, Miami, EUA.

Sobre a Familia Editions

Familia Editions, fundada em 2018 pela editora e designer carioca Maria Lago, é um projeto que pretende interpretar, criar e publicar através do formato editorial a obra de artistas contemporâneos brasileiros. Os livros de artista editados pela Familia são resultado de uma colaboração muito próxima e personalizada entre editora, artistas e impressores. Familia foca não só na curadoria, interpretando o trabalho dos artistas, como também prima pelo cuidado com os materiais, acabamentos e técnicas de impressão, sempre elaborando projetos únicos para cada artista.

A editora participou de feiras internacionais como SP-Arte, Pinta Miami, UNTITLED San Francisco, FLAT Turim, Drawing Room Lisboa, ARCOMadrid e Printed Matter NY Art Book Fair. Os livros da Familia fazem de parte de coleções de instituições como o Metropolitan Museum of Art NY, MoMA NY e MoMa San Francisco, New York Public Library NY, Pinacoteca de São Paulo, MAR Rio de Janeiro, MASP São Paulo, Tate London, Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa, Fundação Serralves Porto, Centre Georges Pompidou Paris, Museu Reina Sofia Madrid e MACBA Barcelona, entre outras coleções de arte privadas.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.