ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MAR lança na próxima segunda a terceira edição de seu projeto de formação cultural e profissional

09/07/2021 - Por ArtRio

MAR lança na próxima segunda a terceira edição de seu projeto de formação cultural e profissional. Este ano o projeto será focado em jovens moradores de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, bairro com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e com altas taxas de Zonas Especiais de Interesse Social, que caracteriza o local como um território de demanda de investimento social.

O edital da terceira edição do projeto de formação cultural e profissional Percursos Formativos será lançado na próxima segunda-feira, 12 de julho, com um webinar ao vivo no canal do Museu de Arte do Rio, no Youtube, às 14h. O programa do MAR é desenvolvido pela Escola do Olhar, braço educacional do museu, e visa formar e inserir profissionalmente jovens oriundos da rede pública de ensino e de regiões periféricas do município do Rio de Janeiro na cadeia produtiva da arte e da cultura. As inscrições para o programa começam no mesmo dia do lançamento do edital e vão até 23 de julho.

O encontro on-line para apresentar a edição 2021 terá como tema “Oportunidades para jovens, acesso ao mercado de trabalho na cultura e a importância da formação” e contará com falas do Raphael Callou (Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil – MAR), e Marcus Faustini (Secretário de Cultura do Município do Rio de Janeiro), além de integrantes de projetos da região oeste da cidade, como Alexandre Damascena (Doutor em Literatura Brasileira), Mariana Xavier (Assistente Social) e Pablo Ramoz (Ator e Produtor Cultural).

Este ano, o projeto será focado em jovens moradores de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, bairro com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e com altas taxas de Zonas Especiais de Interesse Social, que caracteriza o local como um território de demanda de investimento social. O grupo selecionado percorrerá todas as áreas que compõem o museu, como a Curadoria, a Museologia, a Educação, a Comunicação, a Produção Cultural e a Administração.

Em 2021, sob a gestão da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), o programa oferece um módulo voltado para boas práticas de gestão cultural, como conhecimentos sobre aplicação para editais e leis de incentivo, construção de portfólio, e outros aspectos importantes para a promoção profissional. Além disso, há uma carga horária de atividades complementares, que deverão ser cumpridas de forma presencial e/ou remota, através da participação dos jovens selecionados na programação de atividades da Escola do Olhar que, sob a nova gestão, adota três eixos principais: Economia Criativa, Internacionalização e Cibercultura, Tecnologia e Linguagens.

Serão selecionados até 10 jovens do bairro de Santa Cruz, com idade entre 16 e 21 anos, que receberão bolsas de estudo no valor de setecentos e cinquenta reais durante quatro meses. Para participar, os jovens devem ser estudantes de escolas e institutos das redes públicas de ensino municipal, estadual e/ou federal do Rio de Janeiro, matriculados nos turnos da manhã ou da noite; ou ainda jovens com idade de 16 a 21 anos que já tenham concluído o ensino médio nos últimos dois anos em escolas das redes públicas de ensino municipal, estadual e federal do estado. O resultado final será divulgado no dia 6 de agosto. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente on-line, em formulário digital disponível em aqui.

Inscrições de 12 a 23 de julho através do formulário online. Confira o edital.


Foto da fachada por Thales Leite.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.