ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MAM Rio organiza primeira edição de sua nova Feira do Livro

08/06/2022 - Por ArtRio

Primeira edição acontece no sábado, dia 11 de junho, na área externa do museu, com editoras e livrarias especializadas em publicações de arte, fotografia, não-ficção e literatura e inclui conversa pública, oficina gráfica do projeto Zona Aberta e programação especial da Cinemateca do MAM.

A Feira de Livros do MAM Rio vai acontecer na área externa do museu, com editoras e livrarias especializadas em publicações de arte, fotografia, não-ficção e literatura. Nesta primeira edição, a atividade central é o lançamento do livro “A memória é uma invenção”, que inclui uma conversa pública com participação de Elisa Larkin Nascimento e Julio Ricardo Menezes Silva (IPEAFRO/Museu de Arte Negra) e Gabriel Gutierrez (diretor do Centro Cultural Vale Maranhão). A mediação é de Natasha Felix e Juliana Travassos, da equipe do MAM Rio.

A programação da Feira ainda conta com oficina oferecida pela Gráfica de Ação Coletiva, em uma edição especial do projeto Zona Aberta, e com exibições na Cinemateca do MAM de títulos relacionados ao universo dos livros e das bibliotecas.

No mesmo dia, o livro será lançado em Salvador, como parte da programação de “Subúrbio: uma exposição em Três Atos”, que o Acervo da Laje realiza no MAM-Bahia. No evento, será realizada uma visita guiada com os artistas da mostra, seguida de um debate, um show de música e um sarau poético.

A feira é uma realização do Núcleo de Publicações do MAM Rio, em conjunto com as áreas de Pesquisa e Documentação, Curadoria, Cinemateca e Educação e Participação do museu. Entre os expositores confirmados estão a livraria Blooks, a Banca Tatuí, Banca Carrocinha, a editora Malê, a n-1 edições e o selo editorial Crocodilo, a editora Cobogó, a Dantes editora, em títulos que chegam a ter 20% de desconto.

Sobre a publicação “A memória é uma invenção”

Organizada por Pablo Lafuente, Diretor Artístico do museu, e Leno Veras, Gerente de Pesquisa e Documentação do MAM Rio, a publicação traz ensaios de Elisa Larkin Nascimento e Julio Ricardo Menezes Silva (IPEAFRO), Cátia Louredo e Moema de Bacelar Alves (MAM Rio) e entrevista da curadora e pesquisadora Luiza Proença com Vilma Santos e José Eduardo Ferreira Santos (Acervo da Laje).

Completam o livro um artigo de cada uma dos organizadores e uma série de pequenos textos de mais de 15 pesquisadores, professores e curadores que pensam a arte como instrumento de construção de uma memória coletiva, ampliando o debate proposto pela mostra.

Com 216 páginas, o livro inclui reproduções de algumas das quase 300 obras reunidas pela exposição, assinadas por artistas como Abdias Nascimento, Adilson Paciência, Anna Letycia, Cesar Bahia, Chico Tabibuia, Daniele Rodrigues, Indiano Carioca, Heitor dos Prazeres, Henry Moore, LeRoi Callwell Johnson, Lucio Fontana, Mila Souza, Reinaldo Eckenberger, Rubem Valentim, Sebastião Januário, Yara Tupinambá e Zilda Paim, entre muitos outros. A edição é bilíngue (português/inglês), com projeto gráfico do Bloco Gráfico, em realização do Núcleo de Publicações do MAM Rio.

O livro A memória é uma invenção é parte do projeto Legados Vivos, que incluiu a exposição, o ciclo de encontros Cenas da Cultura Imaterial e uma mostra de filmes. Desenvolvido em colaboração com o Centro Cultural Vale Maranhão, em São Luís (MA), o projeto refletiu sobre os processos de construção de patrimônio e cultura comum, e pensou o papel dos museus na divulgação de culturas imateriais, sejam tradicionais, populares ou periféricas. Legados Vivos foi patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  Durante o lançamento, o livro será vendido a preço promocional de R$ 50,00.

Programação do evento dia 11 de junho

Cinemateca do MAM, às 11h | Filme: “Biblioteca Mindlin. Um mundo em página” de Cristina Fonseca. Brasil, 2002
Documentário, 56′. Classificação indicativa 10 anos, entrada gratuita.

Documentário sobre a biblioteca de livros raros do empresário e bibliófilo José Mindlin. Através dos livros raros da biblioteca, conta um pouco da história do livro, desde e a literatura oral e Gutenberg, até os recentes desenvolvimentos tecnológicos. Participação de José Saramago, Haroldo de Campos, Jean Claude Carrière, Nelson Pereira dos Santos e Maria Bethânia.

Cinemateca do MAM, às 12h15 | Filme: Diário de um ladrão de Shinjuku (Shinjuku Dorobu Nikki), de Nagisa Oshima. Japão, 1969. Com Tadanori Yokoo, Rie Yokoyama e Moichi Tanabe, 96′. Classificação: 18 anos, entrada gratuita.

Um retrato híbrido de Shinjuko, bairro famoso de Tóquio, livremente centrado em duas personagens: Torio Okanoue, que tem um fascínio quase erótico pelos livros que rouba de uma livraria, e Umeko Suzuki, a assistente da loja começa a se relacionar com ele após tê-lo observado a roubar.

Cinemateca do MAM, às 14h | Filme: Toda a memória do mundo (Toute la mémoire du monde) de Alain Resnais, França,
1956. Documentário, 21′. + Biblioteca Nacional de Andrea Tonacci. Brasil, 1997. Documentário. 20′. Classificação indicativa 10 anos, entrada gratuita.

Dois documentários sobre bibliotecas. O primeiro um pequeno clássico de Alain Resnais sobre a Biblioteca Nacional da França e o segundo um documentário sobre a Biblioteca Nacional brasileira realizado conjuntamente por dois cineastas fundamentais de nosso cinema, Andrea Tonacci.

Cinemateca do MAM, às 15h | Conversa Pública com Elisa Larkin, Julio Ricardo Menezes Silva e Gabriel Gutierrez. Mediação:  Natasha Felix e Juliana Travassos, da equipe do MAM Rio
180 lugares por ordem de chegada, sem inscrição prévia

Pilotis do MAM Rio, das 10h às 12h | Oficina Zona Aberta com a Gráfica de Ação Coletiva de Lucas Icó e Jandir Jr.
Sem inscrição prévia – Classificação indicativa livre

A Gráfica de Ação Coletiva investiga a produção visual impressa, digital e do design gráfico. Os encontros são ministrados por Lucas Icó e Jandir Jr. Nesta edição do projeto Zona aberta, no MAM Rio, a Gráfica propõe experimentações visuais com materiais como fotografias impressas, canetas, fita crepe, pedras e papéis.

 

1ª Feira do Livro do MAM Rio
11 de junho de 2022
Av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro
Horário: das 10h às 18h
Evento gratuito

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.