ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MAM Rio organiza ciclo de debates performances do carnaval

09/02/2021 - Por ArtRio

Com curadoria de Leandro Vieira, artista plástico carnavalesco da Estação Primeira da Mangueira, o MAM Rio organiza ao longo do final do mês de fevereiro o ciclo de debates performances do carnaval. A programação faz parte do programa Saberes da Mangueira, que marca as  atividades de não Carnaval no MAM de Verão. Iniciada em janeiro, o programa oferece uma série de oficinas, seminários e performances desenvolvidas com o curador convidado e com expoentes da escola de samba, em paralelo à exposição Hélio Oiticica: a dança na minha experiência, em cartaz no MAM Rio até 7 de março.

Manifestação artística e cultural intimamente ligada à construção da identidade coletiva da cidade do Rio de Janeiro, os desfiles das escolas de samba são atividades fundamentais para a compreensão da história social e política da cidade. Envolvem não apenas aspectos ligados às disputas de narrativas, mas também às lutas por reconhecimento de territórios simbólicos. Em fevereiro, quatro encontros de debate focarão nos diferentes aspectos dos desfiles e cortejos de Carnaval, suspensos em fevereiro de 2021 por causa da pandemia do Covid-19. Privada de realizar nesse mês de fevereiro sua mais legítima e reconhecida tradição cultural, a ocupação propõe dialogar com as possibilidades reais de mantermos na pauta da cidade não apenas os saberes da prática carnavalesca, mas também a insistência de reafirmamos os desfiles das escolas de samba como espaço de arte múltipla e maiúscula.

Sábado, 20 de fevereiro | Ancestralidade e corporeidade na dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira
Participantes da mesa: Helena Theodoro, Squel Jorgea e Matheus Olivério

O encontro que inaugura o ciclo de palestras aborda o corpo negro e a ancestralidade tendo como foco uma das mais tradicionais e emblemáticas figuras do imaginário da dança no universo das escolas: o casal de mestre-sala e porta-bandeira. O corpo negro e as matrizes sociais e históricas da dança são o mote principal dos debatedores.

Domingo, 21 de fevereiro | A Gramática do tambor
participantes da mesa: Mestre Wesley, Arifan e Luiz Antonio Simas

O encontro apresenta aspectos musicais do universo das escolas de samba, alinhando a sonoridade de práticas religiosas e culturais de matrizes africanas junto das práticas e nuances musicais que se perpetuam nas baterias dos grêmios carnavalescos. Um olhar para as matrizes do samba e sua história social contada a partir do som dos tambores.

Sexta, 26 de fevereiro | Estética em desfile
participantes da mesa: Milton Cunha, Leandro Vieira e Keyna Eleison

Dois artistas associados tanto à produção visual quanto à construção de discursos e narrativas carnavalescas debatem a criação estética dos desfiles a partir das provocações da curadora e diretora artística do MAM Rio, Keyna Eleison.

Sábado, 27 de fevereiro | O estereótipo do corpo da mulher preta no imaginário dos desfiles
participantes da mesa: Evelyn Bastos, Millena Wainer e Flávia Oliveira

O encontro que encerra as mesas de debate reúne três mulheres negras para falar de suas experiências. A pauta gira em torno da objetificação do corpo da passista e da luta pelo reconhecimento do espaço e do protagonismo feminino em diferentes áreas dos saberes carnavalescos.

As inscrições podem ser feitas em em www.mam.rio/ingressos


Na imagem: Bandeira Brasileira (2019/2021) de Leandro Vieira, que ocupa a parede do Salão Monumental do MAM Rio (4 de fevereiro a 7 de março), onde também acontece a exposição Hélio Oiticica: a dança na minha experiência. A bandeira foi mostrada primeiramente em desfile da Mangueira no Carnaval 2019, no qual a escola de samba foi campeã. O artista, que é o carnavalesco da escola de samba, é também o curador convidado da programação Saberes da Mangueira, que acontece neste verão no MAM.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.