ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Lançamento de edição comemorativa do Polochon de Lina Bo Bardi

30/11/2020 - Por ArtRio

Carbono Galeria e Instituto Bardi lançam edição comemorativa de 35 anos do Polochon, personagem divertido, o porquinho de 2 bundas, criado pela Lina Bo Bardi para a cenografia da peça Ubu Rei.

“O Polochon (ou Porco-chon) é uma figura simpática de duas bundas. Descrito por Alfred Jarry em texto de 1885, foi colocado em cena pela primeira vez por Lina Bo Bardi, exatos cem anos depois. Integrava a cenografia da montagem brasileira de Ubu Rei (Ubu Roi), que a arquiteta criou a convite da companhia Teatro do Ornitorrinco. “ (Sol Camacho, Diretora Cultural – Instituto Bardi / Casa de Vidro)

A nova edição tem tiragem limitada de 35 exemplares e tamanho reduzido (20,3 x 22,7 x 40 cm). O original, de 1995, na Casa de Vidro, foi escaneado e reproduzido em resina na escala 1: 0,25. A caixa de madeira que acompanha e acomoda a edição foi inspirada nos desenhos do mobiliário de Lina.

A venda do múltiplo, com lançamento marcado para 1º de dezembro, será feita através do site da Carbono ou na própria galeria em prol do Instituto Bardi: “O projeto da edição do Polochon permitirá angariar recursos para dar continuidade às atividades culturais do Instituto Bardi, além de ajudar na manutenção de sua sede, a Casa de Vidro. Assim, a aquisição de cada uma das peças é uma forma de contribuir para preservar e ativar o legado dos Bardi, e também de divulgar o pensamento de Lina, uma das mulheres mais vanguardistas do século 20. “ (Waldick Jatobá, Diretor-executivo – Instituto Bardi / Casa de Vidro).

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.