ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

J. Carlos ganha exposição online com material inédito

07/08/2020 - Por ArtRio

J. Carlos (1884-1950), que atuou como cronista visual e ficou conhecido por suas ilustrações e charges de humor ácido retratando o Brasil da primeira metade do século XX, vai ganhar a partir do próximo dia 8 de agosto uma exposição virtual com 84 de seus desenhos, em um conjunto inédito para o público, reunido pelo curador Rafael Peixoto.

Para selecionar as obras da exposição, Peixoto mergulhou nas 300 obras do acervo que pertenceu a Carlos Alberto de Brito e Cunha, neto do artista. “J. Carlos atuou como um cronista visual, traçando os jogos políticos, as dicotomias sociais, e as nuances dos primeiros 50 anos de república no Brasil, temperados por um senso de humor ácido, debochado e crítico”, conta o curador. O projeto desta exposição foi idealizado há dez anos, e ao longo deste período as obras foram restauradas, e podem ser vistas agora, ainda que virtualmente, neste momento.

A exposição – que está montada na Galeria Danielian, na Gávea (RJ), ainda fechada ao público – é dividida em cinco segmentos: “As capas”, “A política”, “A sociedade”, “A revista” e “Les femmes”, que poderão ser vistos por um tour virtual 3D ou através do livro-catálogo de 80 páginas que a galeria disponibilizará gratuitamente em seu site. Para a abertura, marcada para o sábado dia 8 de agosto, também está prevista uma live, uma conversa ao vivo no Instagram, com o curador Rafael Peixoto, o caricaturista Cassio Loredano e a designer gráfica Julieta Sobral.

Intitulada de “Além do tempo”, a exposição cobre o período de 48 anos da produção de J. Carlos, como ficou conhecido José Carlos de Brito e Cunha, carioca de Botafogo, que viveu grande parte de sua vida no bairro da Gávea. “A revisitação de sua obra não se limita tão somente ao aspecto histórico, como também permite ampliar o olhar sobre a qualidade formal, estética e poética de sua produção. A liberdade criativa, impressa na fluidez precisa de suas linhas, instiga a repensar seu lugar no cenário artístico brasileiro, assim como na formação de um imaginário nacional que supera os limites do tempo”, destaca o curador.

_____

Além do tempo, de J. Carlos
Abertura dia 8 de agosto de 2020, às 17h
Danielian Galeria
Online em danielian.com.br


Na imagem: Alô alô – A Lua e o Sol – Revista Careta, 1 de março de 1946; Aquarela e nanquim sobre papel, 38 x 32 cm

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.