Intervenções das Artes ocupa Shopping Leblon com obras de artistas nacionais
Três artistas – Suzana Queiroga, Ivani Pedrosa e Xico Chaves – participam da nova edição do Intervenção das Artes, projeto organizado pela ArtRio em parceria com o Shopping Leblon que ocupa os corredores do shopping durante os meses de agosto e setembro.
Pensado como uma extensão do projeto que desde 2013 circula por locais de convivência do Rio de Janeiro propondo novas experiências de vivência dos espaços urbanos, o Intervenções das Artes chega agora ao seu segundo ano de ocupação dos corredores do Shopping Leblon, na Zona Sul da cidade. Organizado em parceria com o Shopping, a edição 2022 da exposição busca intervir na passagem do público, que será também espectador, intervindo na experiência convencional de circulação, propondo ritmos, desvios e convidando a contemplar.
Conheça as obras dessa edição:
1º Piso
Xico Chaves
Poema voa, 2019
Recorte vinil sobre polímero de etila
Medidas variáveis
Xico Chaves desenvolve seu trabalho pictórico através de séries temáticas e conceituais. A partir de diversas expedições ao Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais e outras regiões do Brasil, toda a pintura do artista, desde mais antigas, como as da série Luzz (1970), às mais recentes, como as da série Tramas XL (2018) é produzida com minerais, pigmentos naturais e resina acrílica, sendo essa a principal referência do artista no campo das artes visuais contemporâneas. A criação de objetos poéticos e espaciais está presente desde o início de sua pesquisa, desta forma, são intercalados as diversas séries pictóricas. Sua temática compreende três grandes eixos: vida, arte e política.
3º Piso
Ivani Pedrosa
Sinos para natureza, 2017/2022
Séria Paisagem Possível
Instalação
4,8m² de ocupação espacial
Ivani Pedrosa, nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Graduada pela Escola Nacional de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Participou de um workshop internacional de arte em Londres em 1994 e nos anos de 1996 a 2007, frequentou cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Atualmente ministra aulas de pintura, mantém um grupo de estudos com artistas visuais e desenvolve trabalhos em fotografia colaborativa. Representada por Martha Pagy Escritório de Arte. Começou a expor seus trabalhos em 1999, no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e participa de individuais e coletivas pelo país.
Clarabóia
Suzana Queiroga
Cidades Nuvens, 2017/2022
Polipropileno e tinta azul
Dimensões e configurações variáveis
O trabalho da artista se relaciona às ideias de fluxo, conexões de sistemas dinâmicos, tempo e infinito. Sua obra se caracteriza pelo livre transito entre meios, dentre eles pintura, desenho, escultura, instalação, performance e videoarte. As grandes instalações da artista geram ambientes de introspecção e imersão e tangenciam temas que vão do meio ambiente – os fluxos da água, rios, evaporação, chuva – passando pelas tramas e caminhos urbanos – cartografia da cidade – até a sensação do indivíduo no espaço, suas memórias afetivas, do corpo, dos espaços privados e coletivos onde vive e circula.
Conheça as edições anteriores em artrio.com/intervencoes
Intervenções das Artes
Agosto e setembro
Shopping Leblon | Pisos 1, 3 e Clarabóia
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon, Rio de Janeiro