ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Iniciativas para conhecermos e apoiarmos | atualizada

13/05/2020 - Por ArtRio

Às vezes demora muito tempo para percebemos e aceitarmos algumas coisas. A vida mudou e constatar essa mudança provavelmente é uma primeira etapa para lidar com ela. Afinal, muitas vezes é no choque de realidade que pode vir a próxima questão: E agora?

Algumas perguntas paralisam. Essa, contudo, não podemos nos dar ao luxo de ser uma delas. Para ajudar na difícil missão de agir frente a esse momento que é tanto urgente quanto incerto, separamos algumas iniciativas e programas que respondem da mais bela forma a questão: E agora? Nós ficamos juntos.

150 fotos pela Bahia (@150fotospelabahia)

Ontem, 15 de junho, foi lançado o projeto 150 fotos pela Bahia, iniciativa de um grupo de fotógrafos e agentes culturais baianos que reúne 150 fotografias autorais doadas por fotógrafos do estado e cuja venda será revertida para instituições afetadas pela pandemia de Covid-19. Cada um dos trabalhos está sendo vendido por R$ 150 reais e entregue pelos correios. As vendas vão até dia 30 de junho.

Ação emergencial aos montadores das artes (@arthandlerbrasil)

Uma das categorias afetadas com a interrupção das atividades culturais, os montadores, profissionais em geral autônomos e com categoria não reconhecida pelas leis trabalhistas, lançaram uma iniciativa sem fins lucrativos, a A.C.A.H – Ação Coletiva Art Handler’s, promotora da Ação emergencial aos montadores das artes. A contribuição, que pode ser de qualquer valor, será revertida em cestas básicas para doação aos mais de 80 profissionais integrantes do projeto, durante o período de 3 meses.

p.art.ilha (@p.art.ilha)

Iniciado no dia 1º de maio com sua ação#1, o projeto reúne 17 galerias em uma campanha online para somar esforços e mitigar o impacto da crise naqueles mais afetados, mantendo profissionais do setor ativos e em segurança e doando recursos para as instituições Casa Chama (SP), Lá da Favelinha (BH), Lanchonete (RJ), Por Nossa Conta (SP) e Salvando Vidas (SP). Durante a ação#2 da iniciativa, vigente agora durante o mês de junho, a cada aquisição de obras selecionadas, o comprador ganha crédito de 75% do valor para obras de outro artista da mesma galeria.

Arte+Care 

Arte+Care é uma iniciativa da Portas Vilaseca Galeria para apoiar os artistas que representa e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas, organizações e iniciativas dos campos da cultura, da saúde e da atenção básica. A cada ciclo, um artista diferente apresentará uma série inédita e uma instituição diferente será escolhida para receber a doação do valor arrecadado. Durante o mês de maio o valor foi destinado ao “Fundo Colaborativo Emergencial para Artistas e Criadorxs”, iniciativa do Solar dos Abacaxis. Em junho, ele irá para a ação #JuntosContraCoivd19, da ONG carioca MOVE RIO que presta auxílio a moradores de diferentes comunidades do Rio de Janeiro que não têm recursos e precisam ficar em casa nesse período de isolamento social.

Fundo Colaborativo Emergencial para Artistas e Criadorxs (@solardosabacaxis)

O Solar dos Abacaxis, tendo em mente a situação dxs artistas com quem colabora, criou uma iniciativa emergencial para garanti-los algum respaldo nesse momento. O primeiro projeto lançado pelo novo Fundo, chamado de “Para nossos vizinhos dos sonhos”, pretende convidar os artistas a seguirem criando e remunerá-los por seus trabalhos através de microprêmios que funcionarão como ajuda emergencial. Doações e ajudas para manter o Fundo e dar seguimento ao projeto podem ser feitas aqui.

Horizontes: Arte contra o COVID-19 (@_h_o_r_i_z_o_n_t_e_s_)

A iniciativa, lançada por artistas, galerias e profissionais da arte, converte todo o valor arrecadado em vendas de obras para instituições agindo no combate do vírus em comunidades vulneráveis. No site do projeto é possível conhecer as ONGs e entidades selecionadas para doação. Já no Instagram estão sendo publicadas as imagens das obras, que estão sendo vendidas 25% abaixo do valor de mercado, junto aos agradecimentos às galerias doadoras.

Clube de Colecionadores MAM Rio: Ação Solidária

A sexta edição do Clube de Colecionadores do MAM Rio vai apoiar duas instituições que atuam em ações sociais junto a artistas e comunidades, a Lanchonet<>Lanchonete e o Galpão Bela Maré. Metade do valor arrecadado nas vendas da edição, que contam com múltiplos de de Anna Bella Geiger, Daniel Senise, Denilson Baniwa, Marcelo Cidade e Maxwell Alexandre, será destinado a essas iniciativas.

Venda Especial para o apoio ao Fundo da UniãoSP

A Galeria Mario Cohen (@galeriamariocohen) A Galeria Mario Cohen está promovendo uma venda especial em parceria com os fotógrafos Sebastião Salgado, Bob Wolfenson, Cristiano Mascaro, Elaine Pessoa, Ellen Von Unwerth, Michael O’Neill, Paulo Vainer e Robério Braga. Todo o valor arrecadado com a venda das obras será doado à causa da UniãoSP (uniaosp.org) na assistência às famílias mais afetadas pela pandemia.

Manifesto e abaixo-assinado pela defesa dos povos indígenas

Lélia e Sebastião Salgado estão promovendo um abaixo-assinado pela ação urgente na defesa dos povos indígenas em risco de serem dizimados pela doença. O manifesto “Ajude-nos a proteger os índios da Amazônia da Covid-19” (cujo abaixo-assinado você pode assinar aqui) faz um apelo urgente ao presidente e aos líderes do Congresso e do judiciário.

300 Desenhos (@300desenhos_)

300 artistas voluntários, em diferentes estágios da carreira e que usam de diferentes suportes, se uniram para para levantar recursos para três organizações de importante atuação nacional nesse período de pandemia, a Apib, CUFA e Habitat Brasil. Com um modelo lúdico, cada um deles doou um trabalho em formato A4 (e que podem ser vistos no site da iniciativa) que é aleatoriamente designado a cada um que contribui com a cota única de R$ 1000. A iniciativa foi concluída ainda em maio arrecadando 370 mil reais, que foram divididos igualmente pelas 3 organizações apoiadas pelo projeto.

_

Na imagem: Anywhere, 2014, de Willian Santos. Obra selecionada pela Soma Galeria como participante da ação#1 da iniciativa p.art.ilha.

_____

Última atualização: 16 de junho de 2020

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.