ArtRio | 14 a 18 de setembro de 2022 ArtRio | 14 a 18 de setembro de 2022

Individual de Norberto Nicola marca reabertura da Bergamin & Gomide

20/07/2020 - Por ArtRio

Após meses fechada devido às restrições de circulação, a Bergamin & Gomide reabre essa quinta, 23 de julho, seu espaço nos Jardins (SP) para o lançamento de sua terceira exposição do ano, “Norberto Nicola“, individual do artista homônimo que reinventou a prática da tapeçaria no Brasil. Apesar de aberta ao público, para que sejam minimizados os riscos, a exposição poderá ser visitada apenas sob agendamento.

Norberto Nicola (1930 – 2007) foi um artista inquieto e inventivo, dedicado ao seu ofício, utilizava um tear monumental na produção das obras. Seu encantamento pela tapeçaria fez com que se empenhasse em abrir os olhos do universo artístico brasileiro para a arte têxtil; foi o primeiro a expor um trabalho do gênero na VII Bienal Internacional de São Paulo em 1963, após enviar uma carta à diretoria pleiteando a presença da tapeçaria brasileira no programa da instituição.

A exposição busca destacar a importância do conjunto da obra de Nicola para a arte brasileira. Serão exibidas raras obras como tapeçarias e pinturas, que compreendem o período de 1975 a 2002. Na tapeçaria Ciranda (2002), o aspecto lúdico fica evidenciado a partir do título da obra, cujo círculo formado no centro pelos volteios dos fios de lã nos remete à cantiga de roda infantil resultando na transposição da memória dessa imagem de modo poético.

Em Xamã (1997), presta reverência ao sacerdote que em diversas sociedades tribais atua como interposto na comunicação entre o mundo dos vivos e dos espíritos. A obra alude às suas vestes: crina e lã desfiadas e misturadas assemelham-se à pele de um animal que poderia ser usada para cobrir o seu corpo nos rituais mágico-religiosos. Nesta obra, vemos a influência que o estudo realizado por Nicola sobre a arte plumária indígena exerceu sobre o seu trabalho, onde diversos elementos originários da cultura indígena foram absorvidos pela prática do artista.

Ao se dedicar à arte milenar da tecelagem e buscar referências na natureza, Nicola criou uma identidade singular para sua obra e encontrou na tapeçaria tridimensional sua realização enquanto criador, como diz em seu manifesto: “A tapeçaria que busco afasta-se da ideia tradicional de uma representação plana. Criamos um objeto tecido. (…) A fibra e o tecido possuem um volume com qualidades próprias de tensão, elasticidade, comportamento, enfim, um lugar no espaço”

____
Norberto Nicola
De 23 de julho a 22 de agosto
Bergamin & Gomide
Rua Oscar Freire, 379, Loja 1, Jardins, São Paulo
Visitação apenas com agendamento (contato@bergamingomide.com.br)

ArtRio Marketplace


Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.