ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Individual de Cela Luz na Galeria Mercedes Viegas

13/09/2019 - Por ArtRio

Como parte do CIGA 2019 – Circuito Integrado de Galerias de Arte, na terça-feira (17/09), a Galeria Mercedes Viegas inaugura “Deixa Ventar”, primeira exposição individual de Cela Luz. Na mostra, com curadoria de Pollyana Quintella, ela expõe série de pinturas que rearranjam fragmentos de paisagem.

De pequenos formatos – que reforçam o pictórico como gesto íntimo – a pinturas maiores, as obras trazem perspectivas em movimento, horizontes que escapam como memórias fugidias. Cela parece operar com capturas temporárias, aparições e lampejos prestes a se reconfigurar, entre o referencial e a abstração.

Trata-se também de uma pintura sinestésica. A paleta luminosa, com a textura impositiva do óleo, por vezes sugere cheiros, sabores, deleites impressos na imagem. Uma boca se enche d’água diante das gordas Jabuticabas, enquanto A Noite na Estrada nos atravessa com um golpe de ar. “Aprendi a viver em pleno vento”, diz Sophia de Mello Breyner em um de seus poemas. A pintura de Cela Luz caminha com essa lição: chacoalha horizontes, deixa ventar.

A individual vai até o dia 23 de outubro. A Galeria Mercedes Viegas fica na Rua João Borges 86, Gávea. Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19h. Sábado, sob agendamento. Entrada gratuita.

Sobre a artista
Cela Luz nasceu em 1986 no Rio de Janeiro. Mestre em artes visuais com foco em pintura, pela School of Visual Arts, NY, em 2017. Cela vem participando de exposições entre Brasil e EUA, como: ‘Cognitive Dissidence’, com curadoria de Dan Cameron (New Museum), no Ray Smith Studio (New York, 2017); ‘Transfiguration’, com curadoria de Carl Auge, na SVA Flatiron Gallery, (New York, 2017); ‘Fragmentos de um discurso pictórico’, com curadoria de Mario Gioia, na Galeria Roberto Alban (Salvador, 2017); ‘Partilhas, Presenças, Projetos’ com curadoria de Mario Gioia, na Galeria Blau (São Paulo, 2017); ‘The Head is Round’ na Lazy Susan Gallery (New York, 2018) com curadoria de Gisela Gueiros; ‘Elas por Elas’ na Galeria Mercedes Viegas (Rio de Janeiro, 2019), com curadoria de Isabel Portella.Em 2015, recebeu pela School of Visual Arts, bolsa mérito para concluir seu mestrado. Atualmente, Cela vive e trabalha no Rio de Janeiro.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.