ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Gretta Sarfaty relança ‘Auto-Photos’, icônica publicação de 1978

14/10/2021 - Por ArtRio

A Central Galeria apresenta o livro Auto-Photos de Gretta Sarfaty, reedição da icônica publicação de 1978 da artista, pioneira da body art e do feminismo no Brasil. O lançamento acontece hoje, 14 de outubro na Gato Sem Rabo, em São Paulo, livraria independente de Johanna Stein especializada em promover livros de mulheres. Além da publicação, o espaço também exibirá fotografias da artista até 7 de novembro.

O livro Auto-Photos foi originalmente editado em 1978 por Massao Ohno – figura central na cena artística e editorial da época – e hoje é reconhecido por seu pioneirismo, integrando diversos acervos de prestígio como as bibliotecas do MoMA, da Tate e do MAC-USP, entre outros. O volume reúne três séries fotográficas de Gretta – Auto-Fotos (1975), Transformações (1976) e Diário de uma Mulher (1977) –, trabalhos que lidam com temas representativos de sua geração, como a problematização da imagem da mulher nos meios de comunicação de massa.

A nova edição de Auto-Photos é o resultado de um trabalho de dois anos de Gretta, que se debruçou sobre seu arquivo pessoal para a digitalização e tratamento de todos os fotolitos e fotografias do período. Conta com o design do estúdio Bloco Gráfico, que manteve o projeto gráfico da década de 1970 com duas adições pontuais: a inclusão de uma foto da série Diário de uma Mulher, que não foi publicada na época por seu caráter transgressor; e um texto crítico da curadora Mirtes Marins.

“Republicar Auto-Photos é também recuperar parte da constituição histórica e da arte contemporânea no país a partir dos pioneiros que investiram energia e trabalho em aposta pela consolidação de um novo circuito em modelo globalizado”, afirma a curadora.

Gretta Sarfaty, Auto-Fotos, 03 transformações II, 1976

Sobre a artista Gretta Sarfaty

Nascida em Atenas e naturalizada brasileira, Gretta Sarfaty destacou-se a partir da década de 1970 com um trabalho multimídia centrado no feminismo e na body art. Ao longo dos anos, seu trabalho foi exibido em diversas instituições ao redor do mundo, como: Centre Georges Pompidou (Paris), Art Institute of Chicago (Chicago), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Instituto Moreira Salles (São Paulo/Rio de Janeiro) e MAM-SP (São Paulo), entre outras. Entre suas exposições recentes, destacam-se as individuais Dos nossos espaços vazios internos (Central Galeria, São Paulo, 2019) e Reconciliações (IAB-SP, São Paulo, 2019), além das coletivas Farsa (Sesc Pompeia, São Paulo, 2020) e Histórias da dança (MASP, São Paulo, 2020).

Lançamento do livro: quinta-feira, 14 de outubro, das 17h às 20h
Gato Sem Rabo | Rua Amaral Gurgel, 352, Vila Buarque – São Paulo

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.