ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Glauco Rodrigues e crônicas anacrônicas do Brasil

13/09/2019 - Por ArtRio

Glauco Rodrigues é um dos poucos artistas plásticos brasileiros que exerceu, de fato, os princípios da antropofagia metafórica de Oswald de Andrade. Seus trabalhos são um cruzamento anacrônico de personagens e situações da história passada e presente do Brasil, mostrando a perene arbitrariedade do poder, exercida há quinhentos anos sobre os mais fracos. Seu enfoque, embora contundente, nunca é dramático; é bem-humorado, debochado e belo.

Para mostrar a importância histórica do artista tanto no seu tempo quanto nos dias de hoje, a Danielian Galeria inaugura, no dia 17 de setembro, a mostra “Glauco Rodrigues – Crônicas anacrônicas, e sempre atuais, do Brasil”. A exposição inaugura o novo espaço da Galeria, no bairro da Gávea e reúne cerca de 50 obras. Com curadoria de Denise Mattar, traz a produção do artista a partir dos anos 1960, marcada por uma crítica ácida à sociedade brasileira, que ainda se faz atual.

“Suas composições são verdadeiras encenações, mesclando imagens de amigos, referências à Eckhout, Debret, Theodore De Bry, Almeida Jr ou Pedro Américo, numa carnavalização canibal desfilando sobre telas brancas, pintadas com requintes de precisão. (…) Até à sua morte, em 2004, Glauco continuou a pintar, sempre lançando um olhar irônico e satírico às mazelas do Brasil; não sabia, entretanto, o quanto suas reflexões iriam continuar permanentes, pertinentes e, dolorosamente atuais, quinze anos depois”, explica a curadora.

A exposição vai até o dia 23 de novembro. A Danielian Galeria fica na Rua Major Rubens Vaz, 414 – Gávea. Funcionamento: de segunda a sexta, de 10h às 19h, e sábados por agendamento (pelo telefone 25224796 ou e-mail contato@danielian.com.br). Entrada gratuita.

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.